O furúnculo é uma inflamação de um folículo após uma infestação pela bactéria que gera a lesão, aumentando de volume por alguns dias. Em geral, é acompanhado por acúmulo de pus.
O furúnculo, chamado também de foliculite] aguda, é uma infecção de pele surgida na base de um pelo, o folículo sebáceo. O furúnculo tem origem bacteriana, normalmente o estafilococo dourado. Dependendo da área do corpo em que apareça, o furúnculo pode ser muito doloroso. Ele pode surgir nas rosto, ombros, axilas, costas, púbis, nádegas e coxas.
O furúnculo tem aparência de um botão amarelado com entorno avermelhado e inflamado. Como regra geral, a zona afetada fica dolorida e, em alguns casos, mais quente que o restante do corpo. Ele cresce a partir de um folículo, em torno de um pelo. Em alguns dias, o folículo é eliminado, deixando um pequeno buraco de fundo vermelho no local.
O diagnóstico do furúnculo é feito através de exame clínico e geralmente não requer nenhum exame complementar. O médico dermatologista examina as lesões e, apenas em casos raros, retira uma amostra para análise laboratorial. Tal teste tem como função determinar a infecção pelo estafilococo dourado.
O tratamento de um furúnculo depende de seu tamanho, tempo de duração e estado de inflamação. Há diversas possibilidades de terapia e apenas um médico dermatologista tem condições de definir qual a ideal para cada paciente.
O mais comum tratamento de furúnculo é o uso de pomadas. Entre as mais conhecidas estão as pomadas de basilicão e beladona, além de produtos à base de sulfato de neomicina. É preciso lavar muito bem a região afetada pelo furúnculo com água e sabão antes de aplicar a pomada, que deve ser passada ao menos três vezes por dia.
O uso de antibióticos orais também pode ser indicado pelo médico. A prescrição principal é de remédios à base de trimetoprima e sulfametoxazol. Em geral, esta substância é vendida em comprimidos.
Em quadros mais graves, principalmente quando o tratamento foi iniciado tarde ou realizado de maneira incorreta, é preciso drenar a área afetada. Isto é feito em consultório médico e um corte é feito na região para que o pus acumulado seja retirado para que a inflamação regrida.
O limão é o personagem principal dos tratamentos caseiros contra furúnculo. A maneira mais usual de utilizar a fruta para combater a inflamação é em compressas, que devem ser aplicadas durante 10 minutos sobre a área lesionada. O procedimento deve ser repetido, sempre com a troca da gaze utilizada, até que o furúnculo se abra e o pus comece a vazar.
Foto: © maredov - Shutterstock.com