A intoxicação alimentar pode se manifestar de diversas formas e em vários níveis e, de acordo com os sintomas, é possível identificar a melhor forma de combater esse mal.
O carvão vegetal é um dos remédios mais usados para intoxicação alimentar, pois ele inibe a absorção gastrointestinal das toxinas responsáveis pela intoxicação, ajudando a aliviar sintomas como mal-estar, enjoos, vômitos ou diarreia.
O médico pode, ainda, indicar paracetamol para reduzir os sintomas de intoxicação alimentar. Os remédios para cessar a diarreia e os vômitos são contraindicados, pois podem agravar o quadro, impedindo a saída dos micro-organismos dos alimentos contaminados pelas fezes.
A intoxicação alimentar geralmente passa sozinha, apenas com repouso e reidratação com água, chás, sucos de fruta natural, água de coco ou bebidas isotônicas. Porém, caso os sintomas não cessem ou piorem, é recomendado consultar o médico.
Chás de amoreira e camomila são ótimos remédios caseiros contra a intoxicação alimentar, pois possuem ação antidiarreica, reguladora intestinal, bactericida e calmante, ajudando a eliminar os microrganismos responsáveis pela intoxicação alimentar e a aliviar os episódios de diarreia. O gengibre também é um remédio bastante utilizado. Basta apenas chupar um pedaço.
Nos primeiros dois dias de intoxicação alimentar, a pessoa deve se reidratar ingerindo água, sucos de fruta natural ou chás. A alimentação deve ser leve, à base de saladas, frutas, legumes, vegetais cozidos e carnes magras para facilitar a digestão.
Foto: © Piotr Marcinski - Shutterstock.com