Remédio para intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar pode se manifestar de diversas formas e em vários níveis e, de acordo com os sintomas, é possível identificar a melhor forma de combater esse mal.

Remédio para intoxicação alimentar

O carvão vegetal é um dos remédios mais usados para intoxicação alimentar, pois ele inibe a absorção gastrointestinal das toxinas responsáveis pela intoxicação, ajudando a aliviar sintomas como mal-estar, enjoos, vômitos ou diarreia.

Paracetamol para intoxicação alimentar

O médico pode, ainda, indicar paracetamol para reduzir os sintomas de intoxicação alimentar. Os remédios para cessar a diarreia e os vômitos são contraindicados, pois podem agravar o quadro, impedindo a saída dos micro-organismos dos alimentos contaminados pelas fezes.

Função da água na intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar geralmente passa sozinha, apenas com repouso e reidratação com água, chás, sucos de fruta natural, água de coco ou bebidas isotônicas. Porém, caso os sintomas não cessem ou piorem, é recomendado consultar o médico.

Remédio caseiro para intoxicação alimentar

Chás de amoreira e camomila são ótimos remédios caseiros contra a intoxicação alimentar, pois possuem ação antidiarreica, reguladora intestinal, bactericida e calmante, ajudando a eliminar os microrganismos responsáveis pela intoxicação alimentar e a aliviar os episódios de diarreia. O gengibre também é um remédio bastante utilizado. Basta apenas chupar um pedaço.

O que comer quando se está com intoxicação alimentar

Nos primeiros dois dias de intoxicação alimentar, a pessoa deve se reidratar ingerindo água, sucos de fruta natural ou chás. A alimentação deve ser leve, à base de saladas, frutas, legumes, vegetais cozidos e carnes magras para facilitar a digestão.

Foto: © Piotr Marcinski - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Remédio para intoxicação alimentar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade