O betacaroteno é um pigmento natural responsável por dar a coloração alaranjada a alguns alimentos. Ele é um precursor da vitamina A e é, portanto, uma fonte indireta desta substância. Entre outros, seu efeito mais importante é de proteção da pele.
Os alimentos de coloração laranja são os mais facilmente associados ao betacaroteno. As principais fontes de betacaroteno são cenoura, abóbora, mamão, damasco e manga. Além disso, outros produtos, como repolho, couve, espinafre e brócolis, também possuem quantidades de betacaroteno em suas composições.
O betacaroteno também pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação no formato de cápsulas. No entanto, é mais recomendado que se busque ingerir porções diárias de betacaroteno a partir do consumo de alimentos ricos na substância.
O betacaroteno tem efeito antioxidante e por isso previne o envelhecimento das células. Além disso, essa substância auxilia na melhora de visão noturna, atua no metabolismo de gorduras e fortalece o sistema imunológico.
O betacaroteno também apresenta benefícios estéticos para quem o consome. A substância garante maior elasticidade da pele, aumenta o brilho dos fios de cabelo, fortalece as unhas e atua também na proteção da pele contra os raios ultravioleta do sol.
O betacaroteno é um grande aliado para quem deseja obter um bronzeamento natural da pele. O consumo de betacaroteno é capaz de proteger a pele das raios UV emitidos pelo sol ao mesmo tempo em que estimula a produção de melanina, substância responsável por conferir bronzeamento à pele. Em alguns casos de excesso de consumo, inclusive, a pessoa pode ficar com a pele num tom mais alaranjado. Ajustar a quantidade de betacaroteno ingerido é capaz de reverter tal situação rapidamente.
Foto: © Brian Kinney - Shutterstock.com