O que comer quando se está com diarreia

A diarreia é caracterizada por mais de três evacuações por dia com consistência líquida e deve ser combatida o quanto antes para evitar a desidratação. Nessas horas, as refeições devem ser leves, fáceis de digerir e em pequenas quantidades.

Bebidas para combater a diarreia

Durante o tratamento para diarreia, é fundamental beber água, sucos de frutas, chás e água de coco na mesma proporção que a água perdida nas fezes. Assim, você evita a desidratação.

O que ingerir quando se está com diarreia

Os alimentos mais recomendados para combater a diarreia são banana e frutas cozinhas ou assadas, como maçã ou pera, purê de legumes cozidos, arroz, macarrão e frango cozidos, mingau de arroz ou amido de milho e pão francês.

O que não comer quando estiver com diarreia

Alimentos com muitas fibras como cereais, vegetais de folhas verdes escuras e frutas com casca devem ser evitados. Não se deve consumir também frituras, leite e derivados, chocolate, bolos, biscoitos e embutidos, bem como feijão, ervilhas, repolho ou brócolis. Bebidas alcoólicas, café e chá preto, além de refrigerantes com cafeína, também devem ser evitados.

Remédio caseiro para diarreia

O xarope de maçã é uma ótima forma de combater a diarreia e pode ser feito em casa, utilizando maçã e cenoura ralada. Para prepará-lo, basta reunir 1/2 cenoura ralada, 1/2 maçã raspada e 1/4 xícara de mel. Numa panela, leve todos os ingredientes para ferver em banho-maria por aproximadamente 30 minutos. Depois, deixe esfriar e coloque a mistura num frasco de vidro limpo com tampa. Tome duas colheres desse xarope por dia, até que a diarreia desapareça.

Tipos de diarreia

A diarreia pode ser tanto aguda quanto crônica. A primeira situação acontece quando os sintomas duram poucos dias e é causada geralmente por vírus, bactéria ou outro parasita. Já a diarreia crônica persiste por cerca de três a quatro semanas e pode indicar condições mais graves, como colites ulcerosas ou doença de Crohn.

Tratamento para diarreia

O tratamento para diarreia é geralmente feito em casa, com a ingestão de líquidos e uma dieta específica, porém um médico também pode prescrever medicamentos para recuperar a flora intestinal e conter a diarreia.

Foto: © Melodia Plus photos - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'O que comer quando se está com diarreia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade