a colopatia funcional é uma patologia que afeta o cólon e que causa transtornos digestivos. Essa patologia é caracterizada por dores abdominais associadas a:
Em torno de 8% da população ocidental sofre de colopatia funcional, em particular a população feminina. A colopatia funcional é muito próxima da síndrome do cólon irritável, e essas duas patologias são provavelmente intrínsecas.
os sintomas da colopatia funcional afetam o conjunto do aparelho digestivo e podem portanto afetar também o estômago e intestino delgado além do cólon propriamente dito. Em casos de colopatia funcional encontramos:
o diagnóstico da colopatia funcional se faz geralmente por eliminação. É no entanto possível fazer o diagnóstico quando encontramos ao menos dois dos critérios seguintes durante pelo menos 3 meses (não obrigatoriamente consecutivos) sobre um ano:
Um inchaço objetivo, uma sensação de evacuação incompleta ou esforços para defecar reforçam os critérios diagnosticados.
Algumas mudanças na dieta do paciente com colopatia funcional devem ser feitas. Entre elas, deve-se evitar o consumo de alimentos fermentáveis (repolho, por exemplo), que provocam uma superprodução de gases. Por outro lado, o paciente deve aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e hidratar-se de maneira adequada para diminuir os riscos de prisão de ventre. Em caso de dores, o uso de medicamentos antiespasmódicos pode ser prescrito.
a colopatia funcional não tendo fatores claramente identificados faz da sua prevenção uma dificuldade para tratar.