Síndrome do cólon irritável

Faça uma pergunta

Definição

A síndrome do cólon irritável é uma patologia digestiva que provoca dores abdominais e dificuldades de digestão crônicas. Concretamente, o bolo alimentar circula ou muito rapidamente (diarreia) ou muito lentamente (constipação) no tubo digestivo sem que nenhuma causa real seja identificada. É síndrome é sensivelmente identificada nas colopatias funcionais ou síndrome do intestino irritável. Ela afeta principalmente as mulheres e é relativamente comum nos países ocidentais onde em torno de 15% da população é afetada.

Manifestações

as manifestações da síndrome do cólon irritável são variáveis, mas essencialmente de ordem digestiva. As mais comumente encontradas são:
  • Câimbras abdominais amenizadas pela emissão das fezes;
  • Inchaços (sensações de estômago inchado);
  • Constipação ou diarreia, às vezes passando de uma pra outra;
  • Vontades de defecar urgentes ou ao contrário, inexistentes;
  • Estômago com sensação de queimação.

Diagnóstico

a presença de diversos dos sintomas citados acima durante 6 meses consecutivos faz evocar o diagnóstico da síndrome do cólon irritável. Não existe nenhum teste que permita diagnosticar essa patologia, portanto é por eliminação que chegamos ao diagnóstico. Os exames realizados servem simplesmente para descartar outras patologias. Ainda assim, sabemos que a síndrome do cólon irritável é comum nas pessoas sofrendo de fadiga crônica de dor de cabeça, de dores lombares, palpitações ou insônia.

Tratamento

medidas dietéticas são previstas com a exclusão de alimentos fermentáveis como o repolho para impedir a superprodução de gás ou aumentar sua ração alimentar em fibras e bem se hidratar para diminuir a constipação. O objetivo principal do tratamento da síndrome do cólon irritável é de amenizar os sintomas. Os antiespasmódicos podem ser utilizados para reduzir as dores.

Prevenção

não existe outro meio de prevenir a aparição da síndrome do cólon irritável à medida que não sabemos com precisão o que a provoca.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também