Síndrome de Cushing: sintomas e tratamento

A síndrome de Cushing é uma doença caracterizada pela presença de um tumor na hipófise, glândula que secreta o hormônio adrenocorticotrópico (ACTH). O tumor provoca produção excessiva deste hormônio que, por sua vez, atua diretamente sobre a glândula suprarrenal estimulando a secreção de glucocorticoides em excesso. É esta produção acima do necessário que vai provocar a síndrome. Além disso, outras causas podem estar associadas ao problema, como adenoma suprarrenal.

Sintomas da síndrome de Cushing

Os sintomas da síndrome de Cushing são inchaço do rosto e pescoço, acúmulo de gordura na região abdominal, manchas vermelhas pelo corpo, principalmente no abdômen e extremidades, pele fina e frágil, perda de massa muscular, fragilidade óssea por osteoporose, hipertensão arterial, alterações sexuais, transtornos de conduta e, em alguns casos, depressão.

Diagnóstico da síndrome de Cushing

O diagnóstico da síndrome de Cushing é feito por meio de exame clínico e determinados testes complementares, como medição da taxa de ACTH e exame de urina. Eles são utilizados para analisar a concentração de cortisol no organismo.

Tratamento da síndrome de Cushing

O tratamento da síndrome de Cushing depende da causa da secreção excessiva de glucocorticoides. Em geral, o tumor hipofisário precisa ser retirado por meio de cirurgia.

Síndrome de Cushing tem cura

A síndrome de Cushing tem cura. Para isso, é necessário eliminar a causa da doença, como no caso da retirada de tumor na hipófise, por exemplo.

Síndrome de Cushing em cães

A síndrome de Cushing também é uma doença que pode ocorrer em cães. Entre eles, costuma aparecer entre os 6 e 7 anos e se manifestar por alguns sinais e sintomas, como aumento do consumo de água e volume urinário, aumento do apetite, inchaço abdominal e queda de pelos. Em 80% dos casos, a doença é tratada com uso de medicamentos. Em certas ocasiões, uma cirurgia é realizada para retirada do tumor da glândula adrenal.

Foto: © Jarun Ontakrai - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Síndrome de Cushing: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade