Ambliopia ou olho preguiçoso em adultos

A ambliopia é uma das principais causas de deficiência visual em um olho. Pode ser tratada facilmente se for descoberta em fase inicial na infância. No adulto, contudo, o tratamento pode ser mais complicado. Comumente chamada de olho vago ou olho preguiçoso, ela causa visão vaga ou fraca em um olho ou ambos (em casos raros).

Causa do olho preguiçoso

A diminuição na acuidade visual é devido à ligação defeituosa entre o cérebro e órgãos visuais. A ambliopia ocorre geralmente nos primeiros anos de vida e afeta 3% da população.

Tipos de ambliopia

A ambliopia é orgânica quando o defeito visual se deve a uma lesão no olho, quer seja curável ou incurável. São os casos da catarata congênita unilateral, anormalidades da córnea ou ptose.

A ambliopia é funcional se a perda da acuidade visual se deve a estrabismo ou a diferentes distúrbios de refração no olho, tais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e anisometropia.

Como detectar a ambliopia

Diferentes exames oftalmológicos permitem detectar a ambliopia com antecedência. Para realizá-los, um médico especialista deve ser consultado.

Como tratar a ambliopia

A ambliopia é corrigida pelo uso de óculos que restauram a focalização binocular ou mediante a oclusão do olho não amblíope com uma bandagem. Além disso, a ambliopia pode ser operada.

Como curar a ambliopia ou olho preguiçoso no adulto

Durante vários anos pensou-se que a ambliopia fosse uma doença que não podia ser tratada em adolescentes e jovens adultos. Acreditava-se, de fato, que o sistema visual e partes do cérebro que tratavam da visão já tinham sido programadas com a idade de oito ou nove anos.

Estudos recentes questionaram esta afirmação. Na verdade, a ambliopia pode ser tratada em cerca de um terço dos adultos e crianças por oclusão de um dos olhos e uso de óculos. Porém, se o doente não experimentar qualquer melhora na visão depois de três meses, é improvável que o tratamento seja eficaz depois deste período.

Como curar a ambliopia com o jogo Tetris

Uma equipe de pesquisadores canadenses desenvolveu recentemente uma técnica destinada a aumentar o nível de plasticidade do cérebro para tratar especificamente ambliopia em adultos. A técnica, baseada no famoso jogo Tetris, consiste em fazer com que os olhos trabalhem graças à apresentação dicóptica através de informações diferentes, de modo que o paciente deve focar um olho em uma parte do jogo e o outro numa área diferente. A visão no olho mais fraco dos participantes que jogaram de maneira dicóptica melhorou significativamente, de acordo com os resultados do estudo.

Foto: © Vladimir Gjorgiev - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Ambliopia ou olho preguiçoso em adultos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade