O olho de peixe é uma doença de pele que origina uma espécie de verruga. Pode se localizar na sola dos pés (verruga plantar) e nas mãos (verruga palmar) e causa bastante desconforto se não for eliminada adequadamente.
Essa doença se manifesta por meio de uma elevação da pele, que cria uma pequena lesão de cor amarelada e com um pontinho preto no meio.
O olho de peixe é causado pelo vírus HPV, que contamina a pele quando entra em contato com ela. É o mesmo causador das verrugas genitais e do herpes labial.
O olho de peixe na mão costuma gerar muito desconforto e pode ter uma raiz mais profunda, que necessitará de intervenção cirúrgica. Com anestesia local, esse procedimento não gera dores.
O olho de peixe, quando localizado no pé, costuma gerar muito desconforto e dificuldade para andar. Em muitos casos, a pessoa pode contaminar outras regiões do pé ao coçar a ferida, fazendo com que haja vários pontos pretos, característicos do olho de peixe, na região.
O tratamento indicado para olho de peixe depende da profundidade da lesão e de seu tamanho. Geralmente, o médico prescreve remédios tópicos que matam a pele e, consequentemente, o olho de peixe. Em casos mais extremos é necessário recorrer a uma cirurgia.
Algumas receitas simples e caseiras podem ser eficazes no combate aos estágios iniciais do olho de peixe. A primeira sugestão é o óleo de angico, que pode ser aplicado a um algodão com o qual serão feitas compressas sobre a lesão. Compressas com o pó do ácido acetilsalicílico também são indicadas para o tratamento do olho de peixe.
O olho de peixe é uma doença extremamente contagiosa, que sangra com facilidade ao ser ferida e aumenta os riscos de contágio para outras pessoas e outras regiões do corpo.
Foto: © Maksym Bondarchuk - Shutterstock.com