3
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Reumatismo nas mãos: tipos, sintomas e tratamento


O reumatismo das mãos é um termo genérico que corresponde a diversos problemas que afetam as articulações das mãos. Pode designar, por exemplo, artrite, artrose ou poliartrite reumatoide.


Tipos de reumatismo nas mãos

De maneira simplificada, há três tipos de reumatismos que podem afetar as mãos de uma pessoa: artrose, artrite e poliartrite reumatoide.

A artrose é uma doença degenerativa que destrói a cartilagem das articulações, processo que desencadeia as dores. Já a artrite é geralmente provocada por infecção bacteriana e provoca a inflamação da articulação. Por fim, a poliartrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente mulheres. Se não tratada a tempo, ela complica-se e deforma a articulação.

Sintomas do reumatismo nas mãos

O principal sintoma é a dor articular, manifestação que caracteriza qualquer forma de reumatismo. Além disso, podem haver edema (inchaço da articulação afetada), vermelhidão e enrijecimento das articulações. Também existem sinais secundários, como deformações e febre, que auxiliam na definição da patologia.

Diagnóstico do reumatismo nas mãos

Em caso de reumatismo das mãos, o médico efetuará interrogatório sobre a dor sentida pelo paciente, sua localização, fatores agravantes e amenizantes e realizará exame físico das mãos. Essas explorações são, geralmente, completadas por radiografia e exame de sangue para determinar a origem (inflamatória, infecciosa ou degenerativa) da dor. Essas análises garantem o diagnóstico diferencial entre artrose, artrite e poliartrite.

Tratamento do reumatismo nas mãos

Em geral, o tratamento do reumatismo das mãos se baseia no uso de medicamentos. Ele será adaptado em função da natureza do problema identificado pelo médico. Em caso de artrite infecciosa, o mais comum é uma terapia com antibióticos enquanto quadros de poliartrite reumatoide exigem medicamentos específicos. Em quase todos os casos, analgésicos e anti-inflamatórios também são usados para alívio dos sintomas.

Foto: © LarsZ - Shutterstock.com

Veja também

0 Comentário