Vermes é o nome popular que recebem as verminoses, doenças provocadas pela instalação de parasitas no organismo humano. A forma mais comum de verminose é a intestinal, mas há espécies de parasitas que se alojam no cérebro, fígado e pulmão do paciente.
Há diversas espécies de parasitas que provocam verminoses. Elas são divididas em duas classes: nematelmintos (que abragem os parasitas causadores do oxiúrus, filariose, ancilostomose e a lombriga) e platelmintos (responsáveis pela esquistossomose, cisticercose e as solitárias).
Em geral, os parasitas são transmitidos para o ser humano pela ingestão de água e alimentos contaminados. Por isso, é essencial garantir a limpeza da água fervendo-a antes do uso se não houver filtro e lavando muito bem os alimentos, principalmente frutas, legumes e verduras.
Os sintomas dos vermes intestinais são dores abdominais fortes, diarreia, enjoo e vômitos, perda de apetite e peso e dificuldades para comer. Algumas infecções por lombriga podem provocar constipação e obstrução do intestino, podendo inclusive exigir a realização de cirurgia.
Vermes é um dos principais problemas que afetam a saúde dos cachorros. Para identificar a doença fique atento aos principais sintomas como diarreia, vômitos, palidez no pelo, falta de apetite e falta de disposição para brincar e correr. Além disso, pode ser possível visualizar alguns vermes no ânus e nas fezes do animal.
A infecção por parasitas em gatos provocam alterações no apetite do animal e recorrência de vômitos. Caso perceba esses dois problemas combinados, analise o pelo do animal. Pelagem desbotada é sinal de vermes. Além disso, também é possível observar vermes nas fezes e branqueamento da gengiva.
Foto: © Kateryna Kon - Shutterstock.com