A sinvastatina é um medicamento sintético que é utilizado no tratamento da hipercolesterolemia e na prevenção da aterosclerose. Tem como função principal reduzir as taxas de LDL (mau colesterol) e triglicerídeos e, por outro lado, aumentar o HDL (bom colesterol).
Essa substância consegue minimizar a produção de colesterol a partir do fígado, ao mesmo tempo em que consegue remover parte do colesterol circulante na corrente sanguínea.
A sinvastatina é indicada a pessoas que tenham ou possam vir a ter doenças cardiovasculares. Ela ajuda a minimizar os danos que o excesso de colesterol no organismo pode trazer com o passar do tempo. Além disso, reduz as chances de infarto do miocárdio ou AVC, minimiza a necessidade de cirurgias vasculares e reduz as chances de angina (dor no peito).
Esse medicamento é contraindicado em casos de pacientes com alergia a algum componente da sinvastativa ou que possuam doença hepática, assim como não devem ser utilizados por gestantes ou lactantes.
A sinvastatina é prescrita com uma dose entre 20 e 40 miligramas ao dia, numa dose única que deve ser tomada no período noturno. A dose máxima que pode ser ingerida sem grandes riscos é de 80 mg por dia.
Os efeitos que podem surgir são dor de cabeça, fraqueza muscular, mialgia, problemas hepáticos, dor nas articulações, febre e falta de ar.
Foto: © molekuul - 123RF.com