Fígado - Definição


Definição de fígado

O fígado é um órgão vermelho escuro e firme e mais volumosa glândula do organismo, possuindo inúmeras funções biológicas. Mede em torno de 28 cm de comprimento e pesa em torno de 1,5 kg. Ele é repleto de sangue (800 a 900 gramas em média), fazendo do fígado o mais volumoso órgão do corpo humano, sendo constituído de dois lobos - o direito, o maior.

Está localizado próximo ao pulmão direto e ao coração e está ligado às veias mais importantes: a veia porta, que drena para o fígado o sangue do trato digestivo e do baço, e as veias hepáticas, que drenam o sangue que sai do fígado em direção à veia cava inferior e depois ao coração.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 17:49 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Fígado - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Ataxia - Definição
Síndrome de Claude Bernard Horner - Definição