Veia porta - Definição


Definição de veia porta

A veia porta é um vaso sanguíneo que garante a circulação do sangue desoxigenado dos órgãos digestivos e do baço para o fígado. É uma veia de grande calibre, vinda da fusão entre a veia mesentérica superior e a veia esplênica. A veia porta se divide em duas partes distintas e cada ramificação penetra de um lado e do outro do fígado. Algumas patologias afetam o fígado naturalmente, a elevação da pressão sanguínea da veia porta causa certo número de sinais clínicos reagrupados no vocábulo hipertensão portal.

Isso causa principalmente um aumento do tamanho do baço chamado esplenomegalia, um acúmulo de líquido no abdômen chamado ascite, e o desenvolvimento de uma circulação venosa superficial anormalmente visível no abdômen. A aparição de varizes esofágicas, dilatação das veias nesse órgão, pode causar hemorragias digestivas importantes.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 31 de outubro de 2017 às 12:49 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Veia porta - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Veia jugular - Definição
Veia safena - Definição