Veia safena - Definição


Definição de veia safena

As veias safena são vasos sanguíneos situados nos membros inferiores que permitem ao sangue desoxigenado voltar ao coração para se recarregar de oxigênio. Elas são localizadas na superfície, logo abaixo da pele. Distinguimos duas em cada perna: a grande safena ou safena interna, que percorre a parte interna da perna até a virilha e se despeja na veia femoral, e a pequena safena ou safena externa, que sobe por trás da panturrilha e se despeja na veia poplítea atrás do joelho. As duas veias são estreitamente ligadas por pequenos vasos e têm válvulas que impedem o refluxo de sangue. Em caso de patologia sobre essas válvulas, as varizes podem aparecer.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de maio de 2018 às 08:19 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Veia safena - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Veia porta - Definição
VEMS - Definição