VEMS - Definição


Definição de VEMS

O Volume Expiratório Maximal por Segundo ou VEMS corresponde ao volume de ar expirado durante o primeiro segundo de uma expiração forçada. Ele é medido no quadro de um exame respiratório chamado de espirometria e permite estudar a obstrução das vias respiratórias. É pedido que o paciente faça uma inspiração máxima e expire o mais forte e rapidamente possível.

O VEMS varia em função das capacidades respiratórias do indivíduo e sua morfologia. Seu estudo permite descobrir patologias do pulmão e quantificar a sua importância, principalmente a asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Diferentemente da DPOC, a obstrução é reversível na asma e o VEMS melhora após a utilização de um medicamento dilatadores dos brônquios.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de fevereiro de 2018 às 16:23 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'VEMS - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Veia safena - Definição
Ventilação artificial - Definição