VEMS - Definição

Definição de VEMS

O Volume Expiratório Maximal por Segundo ou VEMS corresponde ao volume de ar expirado durante o primeiro segundo de uma expiração forçada. Ele é medido no quadro de um exame respiratório chamado de espirometria e permite estudar a obstrução das vias respiratórias. É pedido que o paciente faça uma inspiração máxima e expire o mais forte e rapidamente possível.

O VEMS varia em função das capacidades respiratórias do indivíduo e sua morfologia. Seu estudo permite descobrir patologias do pulmão e quantificar a sua importância, principalmente a asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Diferentemente da DPOC, a obstrução é reversível na asma e o VEMS melhora após a utilização de um medicamento dilatadores dos brônquios.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'VEMS - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade