O sangramento no nariz é causado por uma hemorragia interna, também chamada de epistaxe. Geralmente, esses sangramentos não indicam problemas graves para o paciente, exceto se durarem mais de 30 minutos.
Há dois tipos principais de sangramento no nariz. O principal é o sangramento anterior, que vem de um vaso sanguíneo na parte dianteira do nariz e é fácil de controlar. Já o sangramento posterior ocorre mais frequentemente em pessoas idosas e vem de uma artéria na parte de trás do nariz. Geralmente, ele necessita de um acompanhamento médico.
As causas mais comuns dessas hemorragias são ar seco, sinusite aguda, machucados, alergias, uso de anticoagulantes, uso de cocaína, resfriado, desvio de septo, uso de sprays nasais, hemofilia, leucemia, cirurgia nasal, tumor nasal, sarcoidose, telangiectasia hemorrágica hereditária e púrpura trombocitopênica idiopática (PTI).
Se uma pessoa sofrer episódios repetidos de sangramento no nariz, observar presença de sangue na urina, tiver doenças que afetam a coagulação do sangue ou passar por quimioterapia, é recomendado procurar ajuda médica quando houver hemorragia no nariz.
Geralmente, esse tipo de sangramento para apenas ao se sentar ereto e pender a cabeça para a frente, de forma a evitar a ingestão de sangue. Apertar o nariz e respirar pela boca por cinco minutos também ajuda.
Esse tipo de sangramento no nariz não cessa por conta própria e requer intervenção médica, com tamponamento nasal, que, muitas vezes, necessita de sedativos e analgésicos. Os tampões geralmente são deixados no local por 48 a 72 horas.
Foto: © Halfbottle - Shutterstock.com