Sintomas de problemas no fígado

O fígado pode ser afetado por diversos problemas, que vão desde excesso de gordura até tumores e hepatite. Por isso, prestar atenção aos sintomas é fundamental para identificar quando algo não vai bem e há problemas no fígado.

Primeiros sintomas de problemas no fígado

Geralmente, os problemas no fígado se manifestam através de uma dor abdominal do lado direito, bem como barriga inchada. Além disso, podem ocorrer sinais como cor amarelada na pele e nos olhos, além de urina escura.

Causas dos problemas no fígado

As principais causas de problemas no fígado são excesso de gordura no órgão, derivado de excesso de peso, ausência de atividade física, consumo excessivo de álcool, uso intenso de medicamentos ou doenças como hepatite, cirrose, ascite, esquistossomose e hipertensão portal.

Sintomas de cisto no fígado

Geralmente curável, o cisto no fígado pode ocasionar sintomas como dor abdominal, pele amarelada, perda de peso ou anorexia, febre acima de 38ºC e fadiga. A barriga também pode aumentar, bem como haver insuficiência cardíaca.

Outros sintomas de problemas no fígado

Outros sintomas além dos descritos acima podem indicar problemas no fígado, incluindo dor de cabeça, coceira intensa, boca seca ou gosto amargo na boca, enjoos, falta de apetite, cansaço, aumento de peso, diarreia, fezes amareladas ou cinzentas, facilidade em formar hematomas na pele, aumento da mama nos homens e diminuição das plaquetas do sangue.

Diagnóstico de problemas no fígado

O diagnóstico de intoxicação no fígado é feito por meio de um exame de sangue chamado hepatograma, que avalia as funções do órgão a partir da análise de uma série de taxas, tais como AST e ALT, GGT, fosfatase alcalina, bilirrubina - direta, indireta e total, albumina, LHD, INR e TAP e LDH. O médico pode, ainda, pedir ultrassonografia e tomografia computadorizada para confirmar o diagnóstico.

Tratamento de problemas no fígado

Diante de problemas como excesso de gordura no fígado, há alguns tratamentos caseiros que podem auxiliar a dieta prescrita pelo médico, incluindo medicamentos que contenham boldo, alface ou alfazema.

Foto: © Aksabir - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sintomas de problemas no fígado', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade