O fígado pode ser afetado por diversos problemas, que vão desde excesso de gordura até tumores e hepatite. Por isso, prestar atenção aos sintomas é fundamental para identificar quando algo não vai bem e há problemas no fígado.
Geralmente, os problemas no fígado se manifestam através de uma dor abdominal do lado direito, bem como barriga inchada. Além disso, podem ocorrer sinais como cor amarelada na pele e nos olhos, além de urina escura.
As principais causas de problemas no fígado são excesso de gordura no órgão, derivado de excesso de peso, ausência de atividade física, consumo excessivo de álcool, uso intenso de medicamentos ou doenças como hepatite, cirrose, ascite, esquistossomose e hipertensão portal.
Geralmente curável, o cisto no fígado pode ocasionar sintomas como dor abdominal, pele amarelada, perda de peso ou anorexia, febre acima de 38ºC e fadiga. A barriga também pode aumentar, bem como haver insuficiência cardíaca.
Outros sintomas além dos descritos acima podem indicar problemas no fígado, incluindo dor de cabeça, coceira intensa, boca seca ou gosto amargo na boca, enjoos, falta de apetite, cansaço, aumento de peso, diarreia, fezes amareladas ou cinzentas, facilidade em formar hematomas na pele, aumento da mama nos homens e diminuição das plaquetas do sangue.
O diagnóstico de intoxicação no fígado é feito por meio de um exame de sangue chamado hepatograma, que avalia as funções do órgão a partir da análise de uma série de taxas, tais como AST e ALT, GGT, fosfatase alcalina, bilirrubina - direta, indireta e total, albumina, LHD, INR e TAP e LDH. O médico pode, ainda, pedir ultrassonografia e tomografia computadorizada para confirmar o diagnóstico.
Diante de problemas como excesso de gordura no fígado, há alguns tratamentos caseiros que podem auxiliar a dieta prescrita pelo médico, incluindo medicamentos que contenham boldo, alface ou alfazema.
Foto: © Aksabir - Shutterstock.com