As fraturas podem acontecer com qualquer pessoa e são resultado de quedas, tropeções e acidentes domésticos e, por isso, é fundamental saber como prestar os primeiros socorros nesses casos, que podem requerer de gaze e curativo até encaminhamento ao pronto-socorro.
É fundamental manter a pessoa calma em caso de fraturas, bem como levá-la ao hospital ou chamar o SAMU (192, em todo o território brasileiro). Outras medidas incluem imobilização da região fraturada com tábuas, ataduras ou lençóis. Em casos de fratura no pescoço ou na coluna, não mexa no paciente e chame imediatamente a ajuda de uma equipe de emergência.
Pequenas fraturas, como luxações, geralmente não demandam ida ao hospital e podem ser tratadas em casa com a imobilização do local e aplicação de pomadas para reduzir o inchaço. Entretanto, se o local fraturado inchar demais, houver sangramento, deformidade ou dificuldade de locomoção, é recomendável consultar um especialista, que pedirá um exame de raio-X para confirmar ou descartar a fratura.
A fratura exposta acontece quando o osso perfura a pele e sempre exige encaminhamento ao pronto-socorro ou acionamento do serviço de emergência. Caso você presencie uma fratura desse tipo, é importante não tentar colocar o osso no lugar, não deixar a pessoa movimentar a região fraturada e colocar gaze ou panos limpos sobre a ferida, fixando-os com atadura ou esparadrapos. Se houver sangramento, o indicado é comprimir a região com panos limpos.
As fraturas dos braços, antebraços e clavículas são as mais comuns. As pernas são locais menos fraturados devido ao fato de seus ossos serem mais resistentes.
Ferimentos são caracterizados por cortes, que podem ser rasos ou profundos. No caso de ferimentos leves, os primeiros socorros incluem a limpeza do ferimento com água e sabão e proteção do local com gaze ou pano limpo. Caso haja farpas, vidros ou partículas de metal no ferimento, é recomendável se deslocar ao hospital para evitar infecções.
Foto: © Pixabay.