Primeiros socorros em fraturas: o que fazer

As fraturas podem acontecer com qualquer pessoa e são resultado de quedas, tropeções e acidentes domésticos e, por isso, é fundamental saber como prestar os primeiros socorros nesses casos, que podem requerer de gaze e curativo até encaminhamento ao pronto-socorro.

Primeiros socorros em fraturas

É fundamental manter a pessoa calma em caso de fraturas, bem como levá-la ao hospital ou chamar o SAMU (192, em todo o território brasileiro). Outras medidas incluem imobilização da região fraturada com tábuas, ataduras ou lençóis. Em casos de fratura no pescoço ou na coluna, não mexa no paciente e chame imediatamente a ajuda de uma equipe de emergência.

Sinais de gravidade em fraturas

Pequenas fraturas, como luxações, geralmente não demandam ida ao hospital e podem ser tratadas em casa com a imobilização do local e aplicação de pomadas para reduzir o inchaço. Entretanto, se o local fraturado inchar demais, houver sangramento, deformidade ou dificuldade de locomoção, é recomendável consultar um especialista, que pedirá um exame de raio-X para confirmar ou descartar a fratura.

Primeiros socorros em fratura exposta

A fratura exposta acontece quando o osso perfura a pele e sempre exige encaminhamento ao pronto-socorro ou acionamento do serviço de emergência. Caso você presencie uma fratura desse tipo, é importante não tentar colocar o osso no lugar, não deixar a pessoa movimentar a região fraturada e colocar gaze ou panos limpos sobre a ferida, fixando-os com atadura ou esparadrapos. Se houver sangramento, o indicado é comprimir a região com panos limpos.

Fraturas mais comuns

As fraturas dos braços, antebraços e clavículas são as mais comuns. As pernas são locais menos fraturados devido ao fato de seus ossos serem mais resistentes.

Primeiros socorros em ferimentos

Ferimentos são caracterizados por cortes, que podem ser rasos ou profundos. No caso de ferimentos leves, os primeiros socorros incluem a limpeza do ferimento com água e sabão e proteção do local com gaze ou pano limpo. Caso haja farpas, vidros ou partículas de metal no ferimento, é recomendável se deslocar ao hospital para evitar infecções.

Foto: © Pixabay.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Primeiros socorros em fraturas: o que fazer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade