Saiba o que fazer ao vomitar ou ter diarreia após ingerir a pílula anticoncepcional ou uma pílula do dia seguinte.
A maior parte dos medicamentos tomados por via oral levam entre duas e três horas para serem digeridos e com a pílula anticoncepcional não é diferente. No entanto, considera-se, para efeitos práticos, um período de quatro horas como tempo seguro para absorção completa do remédio pelo organismo. Partindo desse ponto, saiba como proceder em caso de vômito ou diarreia menos de quatro horas após ingestão da pílula.
Em qualquer um dos casos, a atenção deve se voltar para o tempo decorrido desde a ingestão do medicamento. Caso a pílula tenha sido consumida há menos de quatro horas a atitude mais prudente é tomar um novo comprimido para evitar perda de efeito. No entanto, é preciso estar atenta que isso vai fazer com que a cartela mensal termine um dia antes do previsto e vai obrigar, consequentemente, que o uso do medicamento seja retomado um dia antes do habitual já que o tempo sem tomar a pílula não pode exceder os sete dias.
O procedimento em casos de diarreia é similar ao do vômito. Se a pílula anticoncepcional tiver sido consumida há menos de quatro horas, tome um outro comprimido e siga as instruções no tópico acima. Caso os problemas digestivos se prolonguem por mais de 24 horas, o ideal é seguir tomando a pílula no horário habitual, mas, até a próxima menstruação, utilizar um segundo método contraceptivo. O mais recomendado, por sua eficácia maior, é o uso de preservativos durante as relações sexuais.
Em caso de vômito após o uso da pílula do dia seguinte, as recomendações são similares à pílula utilizada regularmente. Se o episódio de vômito ocorrer menos de três ou quatro horas após a ingestão do medicamento, tome a pílula do dia seguinte novamente. Se o problema ocorrer depois desse período, a pílula já foi absorvida e seus efeitos estão garantidos. Também é importante lembrar que náuseas e vômitos estão entre os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte, por isso a ocorrência de vômito até 12 horas após seu uso é considerada normal.
Caso o episódio de vômito ou diarreia ocorra cinco ou mais horas depois da ingestão da pílula, não há riscos de problemas na absorção do medicamento e a proteção contra gestações indesejadas está garantida.
Foto: © Marc Dietrich - Shutterstock.com