Pílula anticoncepcional e emagrecimento

Quando a mulher não utiliza a pílula anticoncepcional mais adequada para suas necessidade, o volume de hormônios liberados pode provocar retenção de líquidos e, consequentemente, ganho de peso. Saiba como selecionar uma pílula que não provoque este efeito.

Pílulas anticoncepcionais que emagrecem

Recentemente, ginecologistas dos Estados Unidos perceberam um crescimento importante nos pedidos de mulheres pela pílula Yasmin, produzida pelo laboratório Berlex, pois ela seria capaz de promover o emagrecimento. Isso se deve à presença da substância drospirenona, que funciona como diurético e foi adicionada ao medicamento como forma de combater a retenção de líquidos. No entanto, os diversos efeitos colaterais associados à pílula fizeram com que a maioria dos médicos tenha parado de prescrever o remédio.

Pílulas anticoncepcionais que engordam

Ao contrário do que se imagina, anos de pesquisa científica já demonstraram que as pílulas anticoncepcionais combinadas não provocam diretamente aumento de peso. O que acontece é que a fórmula de algumas marcas pode interagir com o organismo e provocar o ganho de peso. Para reverter tal situação, deve-se buscar um ginecologista e tentar a mudança da marca.

Como perder peso com uma pílula anticoncepcional

A ação dos hormônios contidos nas pílulas combinadas pode provocar aumento de peso em algumas mulheres, de acordo com a interação que elas tenham com o organismo. O estrogênio, por exemplo, favorece a retenção de sais e água e a progesterona pode aumentar o apetite. No entanto, essa situação não foi confirmada por pesquisadores. Estudos feitos com mulheres que tomam e outras que não tomam contraceptivos orais demonstraram que o ganho de peso não tem relação com o uso da pílula e sim com o estilo de vida e os hábitos alimentares de cada mulher.

Métodos contraceptivos que ajudam a emagrecer

O dispositivo intrauterino, comumente chamado de DIU, previne o câncer de colo do útero e é 20 vezes mais efetivo que a pílula na prevenção da gravidez. Entre outros tipos, existe o DIU hormonal que também secreta hormônios responsáveis pela retenção de líquidos, mas em quantidade menor, se tornando mais eficaz para a perda de peso do que a pílula anticoncepcional.

Foto: © liza54500 - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Pílula anticoncepcional e emagrecimento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade