Pipoca engorda ou emagrece

Seja no cinema ou diante da televisão, ver um filme para algumas pessoas é sinônimo de comer pipoca. E para quem quer perder peso ou levar uma vida saudável, surge sempre a dúvida se o alimento à base de milho ajuda ou atrapalha no emagrecimento. Veja a resposta nesta dica.

Pipoca engorda ou emagrece

Assim como qualquer outro alimento, não é possível cravar que a pipoca engorde ou emagreça alguém. Tudo vai depender da quantidade ingerida e do regime alimentar adotado de uma maneira geral. No entanto, a pipoca não pode ser definida como um alimento saudável, como frutas e verduras, por exemplo.

Apesar de pobre em gorduras, a pipoca é rica em carboidratos, substância responsável pela fixação da gordura nas células. Além disso, a pipoca é geralmente acompanhada de manteiga e sal, o que torna o alimento ainda mais propenso a promover ganho de peso. Por outro lado, nestes ingredientes também reside a possibilidade de tornar a pipoca um prazer mais saudável.

Calorias do milho de pipoca

Cada 100 gramas de pipoca estourada na panela e apenas com ar corresponde a 382 calorias. O valor é relativamente alto, mas não assusta. O problema é que muitas pessoas ingerem bem mais do que 100 gramas de pipoca assistindo a um filme e completam o preparo com manteiga. Cada colher de manteiga equivale a mais 100 calorias e 11 gramas de gorduras totais.

Calorias da pipoca de micro-ondas

A pipoca de micro-ondas apresenta valor calórico bastante semelhante ao milho não processado. Porém, como boa parte dos alimentos industrializados, o produto tem uma quantidade de sódio bastante elevada e o sódio atua na retenção de líquidos e contribui para o ganho de peso.

Como fazer pipoca saudável

Com base no que já foi dito anteriormente, fica claro que a melhor opção para se comer uma pipoca saudável é prepará-la com milho não processado em uma panela sem óleo, manteiga ou azeite. Além disso, tempere a pipoca com ingredientes diferentes do sal. Se você gostar de um sabor mais picante, por exemplo, opte pelo chili em pó. Por fim, não exagere nas quantidades ou na frequência e saiba que tudo em uma dieta é questão de equilíbrio e compensação com exercícios físicos.

Foto: © Unal Ozmen - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Pipoca engorda ou emagrece', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade