A melancia é uma fruta rica em água, potássio e magnésio, e traz inúmeros benefícios ao organismo.
Além de ser um poderoso diurético natural, a melancia ajuda a desinchar. É ideal para emagrecer, já que contém poucas calorias e pode se transformar em uma sobremesa saudável. A fruta também eleva as defesas do corpo, sendo uma grande fonte de vitamina C, além de proteger a pele do sol devido ao licopeno presente nela. A melancia também melhora o trânsito intestinal devido às fibras e água que ela contém.
Outros benefícios são regulação da pressão, já que ela possui magnésio, potássio e água, e fortalecimento dos ossos, devido à alta taxa de cálcio presente nela.
A melancia possui baixos níveis de calorias e, por isso, não engorda. Sua composição é de 92% de água e 6% de açúcar, o que faz dela uma das frutas mais benéficas para se consumir em dietas.
A melancia pode ser consumida in natura, apenas cortada em fatias, na forma de sucos sem açúcar, ou, ainda, dar origem a picolés naturais, saladas de frutas ou sobremesas. O ideal é consumir a parte vermelha e a branca, já que ambas são ricas em nutrientes.
Geralmente desprezadas, as sementes de melancia são fontes de nutrientes. Seja em forma de farinha ou chá, os caroços podem ser utilizados em dietas e regimes. Para se ter ideia dos benefícios, uma xícara de sementes de melancia possui, em média, 600 calorias, sendo que aproximadamente 400 calorias são compostas de gorduras boas, como o ômega 3 e 6.
Esses nutrientes combatem o envelhecimento precoce por suas propriedades antioxidantes, possuem zinco e magnésio, que combatem a ação dos radicais livres. O magnésio também é responsável pelo funcionamento do coração, regularizando a pressão arterial.
A dieta da melancia tem sido apontada como uma forma de perder peso de maneira rápida. Existem diversos planos alimentares para essa dieta, mas de maneira geral, eles têm duração de 5 a 10 dias e combinam uma alimentação equilibrada de baixo aporte calórico com o consumo da fruta, que deve ser ingerida várias vezes ao dia.
Por conter bastante água e ser possuir poucas calorias, a melancia contribui para a sensação de saciedade e para a boa hidratação durante a dieta. Sem contar seus benefícios citados acima.
Porém, como se trata de um regime pouco calórico, pode oferecer deficiências nutricionais se feito por muito tempo. Por isso, é essencial consultar-se com um especialista antes de iniciar a dieta da melancia ou qualquer outro regime.
Foto: © Katerina Kovaleva - 123RF.com