Benefícios da melancia

A melancia é uma fruta rica em água, potássio e magnésio, e traz inúmeros benefícios ao organismo.


Benefícios da melancia

Além de ser um poderoso diurético natural, a melancia ajuda a desinchar. É ideal para emagrecer, já que contém poucas calorias e pode se transformar em uma sobremesa saudável. A fruta também eleva as defesas do corpo, sendo uma grande fonte de vitamina C, além de proteger a pele do sol devido ao licopeno presente nela. A melancia também melhora o trânsito intestinal devido às fibras e água que ela contém.


Outros benefícios são regulação da pressão, já que ela possui magnésio, potássio e água, e fortalecimento dos ossos, devido à alta taxa de cálcio presente nela.

Melancia engorda?

A melancia possui baixos níveis de calorias e, por isso, não engorda. Sua composição é de 92% de água e 6% de açúcar, o que faz dela uma das frutas mais benéficas para se consumir em dietas.

Consumo

A melancia pode ser consumida in natura, apenas cortada em fatias, na forma de sucos sem açúcar, ou, ainda, dar origem a picolés naturais, saladas de frutas ou sobremesas. O ideal é consumir a parte vermelha e a branca, já que ambas são ricas em nutrientes.

Semente de melancia

Geralmente desprezadas, as sementes de melancia são fontes de nutrientes. Seja em forma de farinha ou chá, os caroços podem ser utilizados em dietas e regimes. Para se ter ideia dos benefícios, uma xícara de sementes de melancia possui, em média, 600 calorias, sendo que aproximadamente 400 calorias são compostas de gorduras boas, como o ômega 3 e 6.


Esses nutrientes combatem o envelhecimento precoce por suas propriedades antioxidantes, possuem zinco e magnésio, que combatem a ação dos radicais livres. O magnésio também é responsável pelo funcionamento do coração, regularizando a pressão arterial.

Dieta da melancia

A dieta da melancia tem sido apontada como uma forma de perder peso de maneira rápida. Existem diversos planos alimentares para essa dieta, mas de maneira geral, eles têm duração de 5 a 10 dias e combinam uma alimentação equilibrada de baixo aporte calórico com o consumo da fruta, que deve ser ingerida várias vezes ao dia.


Por conter bastante água e ser possuir poucas calorias, a melancia contribui para a sensação de saciedade e para a boa hidratação durante a dieta. Sem contar seus benefícios citados acima.

Porém, como se trata de um regime pouco calórico, pode oferecer deficiências nutricionais se feito por muito tempo. Por isso, é essencial consultar-se com um especialista antes de iniciar a dieta da melancia ou qualquer outro regime.

Foto: © Katerina Kovaleva - 123RF.com
Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 18 de junho de 2018 às 12:58 por Bruna.CCM.
Este documento, intitulado 'Benefícios da melancia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Benefícios da aroeira para a saúde
Benefícios da alcachofra para a saúde