A alcachofra, de nome científico Cynara scolymus, é uma planta perene da família das compostas. Muito utilizada na culinária, ela também possui propriedades medicinais e é encontrada à venda em cápsulas.
A alcachofra possui uma série de propriedades, tais como diurética, laxante, antitérmica e antirreumática (contra dores no corpo). Ela também pode ser usada para auxiliar na digestão e trânsito intestinal, bem como reduzir a pressão arterial.
Assim como qualquer outro alimento ou bebida, a alcachofra não é capaz de gerar emagrecimento sozinha. No entanto, sua propriedade diurética aumenta a liberação de água pelo corpo e isso pode ajudar na perda de peso. Contudo, é essencial que a pessoa adote uma dieta balanceada e pratique exercícios físicos regularmente.
A alcachofra é um alimento de uso muito conceituado na culinária internacional - principalmente mediterrânea - e seu consumo ideal se dá na forma in natura. Além disso, também é possível preparar um chá de alcachofra ou fazer uso das cápsulas do produto, já encontradas em lojas de produtos naturais.
Na cozinha italiana, uma entrada tradicional e muito simples de fazer são as alcachofras no azeite. Para essa receita, você vai precisar apenas das alcachofras e muito tempero a gosto. Veja a receita completa aqui.
Além disso, a alcachofra é uma boa pedida para acompanhar saladas ou para fazer parte de molhos para um macarrão. Nesse caso, dê preferência para as massas integrais, que são mais saudáveis.
As cápsulas de folhas de alcachofra são comercializadas atualmente por diversos fabricantes. Normalmente, seu uso é prescrito por médicos e nutricionistas no contexto de uma dieta para perda de peso já que a planta possui algumas propriedades associadas ao emagrecimento, como visto acima. O consumo das cápsulas deve ser feito de acordo com a recomendação do especialista. Em geral, o uso é de três cápsulas por dia - uma antes de cada refeição.
O chá de alcachofra é preparado com as folhas da planta. Para isso, ferva 500 mililitros de água em uma panela e adicione duas ou três folhas de alcachofra. Deixe descansar de 5 a 10 minutos e beba. Não se deve tomar mais de três xícaras do chá de alcachofra por dia. Além disso, é preciso refazer o chá após 24 horas.
Foto: © lightwise - 123RF.com