Os benefícios da caminhada para a saúde

A caminhada é um exercício simples, fácil de fazer e que não requer técnica. Especialistas recomendam caminhar todos os dias entre mil e dez mil passos.

Benefícios da caminhada

A caminhada tem inúmeros benefícios para a saúde, sendo uma poderosa aliada na perda de peso. Entre os principais estão:

Melhora da circulação

Com o corpo em movimento, a circulação do corpo flui de maneira mais eficaz, melhorando o bombeamento de sangue ao coração. Além disso, a caminhada previne o surgimento de varizes e outros males relacionados à má circulação.

Redução das chances de hipertensão

Além de ativar a circulação, a caminhada reduz a pressão arterial e diminui tensões. Por isso, é uma importante aliada de pacientes estressados e com tendência de desenvolver essa condição. Quem já é hipertenso também se beneficia muito da caminhada, com regularização dos níveis de pressão.

Controle do diabetes

Andar ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e é fundamental para quem tem diabetes.

Melhora dos níveis de colesterol

Pessoas que têm níveis de LDL altos se beneficiam enormemente da caminhada, um dos exercícios indicados para controlar o colesterol.

Combate à depressão

A melhora de humor proporcionada por uma caminha de 30 minutos é imensa. Prova disso é que esse exercício é recomendado como medida para combater depressão e outros problemas psicológicos como ansiedade, por exemplo.

Caminhada emagrece?

Além de diminuir o risco cardiovascular e de problemas cerebrais, a caminhada é responsável pela perda de peso. Isso porque, ao gastar mais energia, a pessoa que caminha queima gorduras localizadas. O ato de caminhar também acelera o metabolismo, o que contribui com o processo de emagrecimento.

O recomendado pelos especialistas é que a caminhada seja realizada por, pelo menos, três dias da semana, com duração de 30 minutos. Adotar uma dieta equilibrada também ajuda a controlar o peso e é fundamental para emagrecer com saúde.

Importante: utilize sempre roupas leves e calçados próprios para a caminhada. Dessa forma, você minimiza desconfortos com o calor, por exemplo, e cuida da saúde das suas articulações, evitando lesões nos pés e joelhos.

Como incluir a atividade no dia a dia

Especialistas recomendam 30 minutos diários de caminhada, que pode ser feita em casa - na esteira - ou na rua. Ir ao trabalho a pé, se possível, fazer mais atividades sem o carro e conhecer o bairro andando são algumas das formas de incluir a caminhada no dia a dia.

Foto: © route55 - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Os benefícios da caminhada para a saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade