Os benefícios do tomate para a saúde

Abril 2018

O tomate é um fruto originário das Américas Central e do Sul que se espalhou pelo mundo desde as primeiras décadas da conquista europeia no Novo Mundo. A espécie de tomate inicialmente popularizada era amarela e não vermelha como conhecemos atualmente. Ao longo do tempo, o tomate se tornou um dos principais ingredientes da culinária ocidental, mas seus benefícios para a saúde ainda são pouco lembrados.


Benefícios do tomate

O tomate é o alimento mais rico em licopeno, substância carotenoide que tem propriedades antioxidantes e, por isso, ajuda a prevenir o envelhecimento. Além disso, o tomate também está ligado a manutenção dos bons níveis de atividade cerebral ao longo da vida, proteção contra infecções bacterianas e redução de quadros inflamatórios.


O tomate também pode ser utilizado para tratamentos estéticos. Aplicar uma máscara de tomate ajuda a combater a acne. Para prepará-la, bata um tomate bem maduro e misture com uma colher de sopa de iogurte natural para torná-la mais espessa. Passe no rosto e deixe o produto agir por cerca de 20 minutos. O consumo de tomate também já foi relacionado ao controle da caspa e da queda de cabelo.

Tomate e câncer de próstata

A prevenção do câncer de próstata talvez seja o benefício para saúde mais conhecido do tomate. Essa relação ainda não está totalmente comprovada mas há muitos indícios científicos que apontam nesta direção. Além de tumores na próstata, o tomate já foi associado à prevenção de câncer de pâncreas e no útero.

Tomate engorda?

O tomate não engorda. Pelo contrário, em dietas balanceadas, ele é pode ser inserido para auxiliar na perda de peso. O tomate tem poucas calorias e baixa quantidade de açúcar e gorduras, que são praticamente inexistentes.

Valor nutricional do tomate

Um tomate de tamanho médio possui 25 calorias. Por outro lado, esse fruto é pobre em vitaminas e minerais. A exceção é a vitamina C, presentes em quantidade mais generosa. Além disso, o tomate pode ser considerado um alimento livre de gorduras saturadas, um dos maiores vilões da alimentação.

Tipos de tomate: todos têm os mesmos benefícios?

Sim, os vários tipos de tomate existentes não se diferenciam de maneira significativa em termos de valor nutricional e benefícios para a saúde. A grande diferença entre eles está na forma e no sabor, o que determina qual tipo é melhor para sucos, molhos e consumo cru.

Consumo

Um dos principais estudos sobre a relação entre consumo de tomate e o câncer de próstata recomenda a ingestão de 10 porções de tomate por semana para garantir os efeitos de prevenção. Sendo assim, um consumo nessas proporções é mais que suficiente para garantir os benefícios do tomate. Além disso, o ideal é consumir o fruto cozido já que o calor aumenta a liberação do licopeno, principal componente do tomate.

Receitas com tomate

Tomates ao forno

Essa receita é vegetariana e de complexidade baixa para média. Pode servir como entrada ou acompanhamento para uma carne ou frango. Veja como fazer aqui.

Chutney de tomate

Feito com tomates cereja, esse chutney pode ser usado como acompanhamento para massas ou como base para outros molhos, por exemplo. Veja a receita aqui.

Suco detox de tomate

Essa receita de suco detox, além de tomate e água, leva couve, cenoura e limão. Veja quais são as proporções aqui.

Foto: © Svetlana Voronina - 123RF.com
Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 13 de abril de 2018 às 12:17 por Bruna.CCM.
Este documento, intitulado 'Os benefícios do tomate para a saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Maçã: os benefícios da fruta para a saúde
Fatores psicológicos que engordam