Benefícios do abacaxi

O abacaxi é uma fruta de origem americana amplamente encontrada em países tropicais e subtropicais. Também conhecido como ananás na América Latina, tem vitaminas B1, C e A, além de fibras, que são muito benéficas à saúde.

Benefícios do abacaxi

O abacaxi é utilizado no tratamento de diversos problemas de saúde, pois é digestivo, anti-inflamatório e antibiótico. Seu efeito depurador do sangue ajuda a reduzir inflamações, como os furúnculos, além de controlar o nível de colesterol no sangue e reduzir a pressão arterial.

A casca do abacaxi é, ainda, utilizada no combate a tosses, dores de garganta com inflamação e tratamento de artrite e reumatismo. Por ajudar a combater a retenção de líquidos, o abacaxi melhora o funcionamento dos rins, ajuda na perda de peso e, ainda por cima, previne o envelhecimento.

Abacaxi emagrece?

Por ser diurético, o abacaxi ajuda a eliminar líquidos e, por isso, é um aliado do emagrecimento. Por conter frutose natural, essa fruta reduz a vontade de comer doces e provoca sensação de saciedade - uma fatia de 100 g de abacaxi possui apenas 52 calorias.

Consumo

O abacaxi pode ser consumido in natura, em forma de suco, grelhado ou, ainda, ser utilizado na fabricação de doces e sorvetes naturais.

Suco de abacaxi com gengibre

O suco de abacaxi com gengibre é apontado como um poderoso emagrecedor. Para prepará-lo, basta reunir 3 xícaras de abacaxi cortado, 250 ml de água e 1/2 xícara de gengibre picado. Na sequência, bata os ingredientes no liquidificador, coloque a mistura em forminhas de gelo e leve-as ao congelador para, depois de congelados, adicionar alguns desses cubos a um suco natural ou chá gelado emagrecedor.

Abacaxi com canela

O abacaxi com canela é outro emagrecedor consagrado. Essa receita pode ser consumida com o abacaxi grelhado e canela polvilhada ou em formato de chá, feito com a casca do abacaxi e canela.

Foto: © PopTika - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Benefícios do abacaxi', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade