O chá é, depois da água, a bebida mais consumida no mundo. O chá preto e o chá verde vêm da mesma árvore. O aspecto e sabor distintos do chá preto está na fermentação. Isso lhe garante um índice de teína mais elevado que o restante dos chás e o torna muito rico em minerais, como zinco, cálcio, cromo, magnésio, manganês, ferro, potássio, fósforo, flúor e alumínio.
Por possuir grande quantidade de polifenóis, o chá preto tem alta capacidade de proteção do organismo contra os radicais livres. Estes, geralmente, são uma das principais causas de debilidades no sistema imunológico. Além disso, a função antioxidante do chá preto previne o envelhecimento e ajuda no combate a doenças cardiovasculares.
A boa concentração de taninos garante o sabor amargo do chá preto e lhe confere função adstringente, importante no combate da diarreia e gastrite.
O chá preto favorece a eliminação de líquidos pelo organismo. É reconfortante e, apesar de ter poucas calorias, traz grande sensação de saciedade, o que o torna um importante substituto para bebidas açucaradas.
O chá preto possui substâncias ativas que dão ânimo para corpo e mente. Por isso, é bastante recomendado consumi-lo no café da manhã ou depois das refeições.
Os compostos polissacarídeos do chá preto têm importantes propriedades inibitórias da glicose e sua absorção. Com isso, são bons para o controle do açúcar no sangue e, consequentemente, da diabetes.
Foto: © karandaev - 123RF.com