Gastrite - Definição


Definição de gastrite

A gastrite é uma inflamação da parede ou mucosa do estômago. É um fenômeno que pode ser pontual, devido a uma bactéria ou a um vírus, mas é bem mais comum na forma crônica. Em caso de gastrite crônica, a origem se deve, principalmente, a uma infecção de longa duração por causa de uma bactéria chamada Helicobater pylori, ou pode ter origem autoimune, ou seja, ser provocada por uma agressão da mucosa do estômago por anticorpos do organismo.

O principal sintoma é uma dor no estômago, podendo ser eventualmente acompanhada de náuseas, vômitos e problemas de digestão. A principal complicação da gastrite é a úlcera gástrica que pode conduzir a uma hemorragia digestiva. O diagnóstico da gastrite é feito por exames endoscópicos (câmera introduzida pela boca) e o tratamento da causa é necessário além do tratamento dos sintomas.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de dezembro de 2017 às 16:50 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Gastrite - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Gânglios linfáticos - Definição
Gastrite fúndica - Definição