Digestão - Definição


Definição de digestão

A digestão engloba as etapas da transformação dos alimentos em nutrientes absorvíveis pelo organismo. Ela começa na boca onde, pela mastigação, enzimas são secretadas nas glândulas salivares e começam a degradar as grandes moléculas em substâncias menores. O bolo alimentar, conjunto restante dessa etapa, passa pelo esôfago e chega ao estômago, onde enzimas contidas no suco gástrico seguem o trabalho de redução dos alimentos em moléculas absorvíveis. A passagem dessas moléculas no sangue pela mucosa gástrica, parede interna do estômago, permite a distribuição dos substratos a todo organismo, garantindo energia ao funcionamento dos órgãos. Os resíduos não utilizados são, em seguida, evacuados pelas fezes e urina.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de fevereiro de 2018 às 16:16 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Digestão - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Raspagem subgengival - Definição
Dedo palmado - Definição