O borututu é um produto obtido a partir da planta africana Cochelospermum angolense e tem propriedades preventivas e curativas. Rica em quinonas, catequinas, poliois e bioflavonoides, a raiz da planta é a parte mais utilizada para a preparação de chás.
Composto por substâncias com propriedades desintoxicantes, purificadoras e antioxidantes, o borututu é muito eficiente no combate ao mal estar relacionado a dores no fígado, além de proteger o sistema digestivo e o aparelho urinário.
Essa erva é amplamente utilizada no combate a males como colite, hepatite, esteatose hepática, icterícia, problemas de vesícula, na purificação do sangue, em gastroenterites, em casos de colesterol elevado e prisão de ventre, além de combater os efeitos nocivos dos radicais livres. O borututu é muito usado também no combate ao herpes, doença de Chagas e doenças de pele, pois ajuda na cicatrização.
Geralmente, são feitas infusões com o borututu, porém já existem cápsulas dessa planta, que devem ser ingeridas de 15 a 30 minutos antes das três principais refeições.
Em primeiro lugar, o borututu, assim como qualquer outra erva, não pode ser ingerida em excesso ou que sejam realizados tratamentos a longo prazo com o borututu. Além disso, grávidas e mulheres amamentando também não devem consumir o chá de borututu.
Foto: © Marilyn Barbone - 123RF.com