Cetirizina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Faça uma pergunta
A cetirizina é um medicamento anti-histamínico indicado para quadros de rinite alérgica e urticária. Encontrado nas formas de comprimido e xarope, a cetirizina possui nomes comerciais como Zyrtec, CetiHexal e Cetirizina Mylan.


Para que serve (indicação)

O uso de cetirizina, tanto em comprimidos quanto xarope, é indicado para a redução dos sintomas nasais e oculares da rinite alérgica e para quadros de urticária.

Como tomar (posologia)

Recomenda-se o uso de um comprimido de 10 miligramas de cetirizina por dia até o fim do tratamento. A dose só precisa ser ajustada para pacientes com algum grau de insuficiência do funcionamento dos rins.

Já o xarope por crianças deve obedecer a seguinte regra: 2,5 mililitros duas vezes ao dia entre 2 e 6 anos e 5 ml duas vezes ao dia entre 6 e 12 anos. No caso de uso em maiores de 12 anos, recomenda-se 10 ml uma vez ao dia.

Atenção: a automedicação é extremamente perigosa. Utilize a cetirizina e qualquer outro medicamentos apenas sob recomendação médica e não interrompa ou prolongue o tratamento sem indicação de um profissional de saúde.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais comuns - que ocorrem em até 10% dos pacientes - são sonolência, dor de cabeça, fadiga, boca seca, enjoos e diarreia, inflamação na garganta e na mucosa do nariz. Outras reações são mais raras.

Contraindicações

A cetirizina é contraindicada para pacientes alérgicos a qualquer uma das substâncias da fórmula e portadores de insuficiência renal grave. Grávidas e lactantes só devem utilizá-la sob prescrição médica. Os comprimidos são contraindicados para menores de 12 anos enquanto o xarope não deve ser usado por menores de 2 anos.

Composição

Cada comprimido contém 10 mg de dicloridrato de cetirizina mais excipientes (lactose monoidratada, celulose microcristalina, dióxido de silício, amido, talco, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, citrato de sódio).

Cada mililitro (ou 20 gotas) do xarope contém 1 mg de dicloridrato de cetirizina mais excipientes (acetato de sódio, ácido acético, sorbitol, glicerol, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, sacarina sódica, ciclamato de sódio, aroma de banana e água purificada).

Foto: © Portogas D Ace - Shutterstock.com