Benefícios do aipo

O aipo, também conhecido como salsão, é uma verdura utilizada em diversos pratos, além de funcionar como remédio caseiro. Seus benefícios à saúde são reconhecidos, com destaque para as propriedades diuréticas.

Além desses dois nomes, esse vegetal também é conhecido como aipo-dos-charcos, aipo-inculto, aipo-dos-pântanos, aipo-rábano, aipo-de-talos e salsa-do-monte.


O que é

Verdura utilizada em sopas e saladas, o aipo também pode ser utilizado como remédio para emagrecer e tratar problemas renais. Com apenas 21 calorias a cada 100 gramas, o aipo também é um reconhecido aliado do emagrecimento, já que age como diurético natural.

Benefícios do aipo

Além de suas propriedades citadas acima, o aipo é benéfico à saúde por ser expectorante, laxante, ter propriedades tônicas e ser rico em flavonoides, vitaminas e minerais, que fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo. Ele também age na eliminação de toxinas acumuladas no organismo, reduzindo o inchaço e, consequentemente, ajudando a emagrecer.


O aipo pode ser utilizado em receitas para baixar o colesterol, emagrecer, ajudar no controle do diabetes, no tratamento de pedras nos rins e vesícula, evitar prisão de ventre. Além disso, pode ser auxiliar o tratamento de gota, reumatismo, hepatite, anemia, viroses, rouquidão, problemas digestivos, icterícia e gases.

Consumo

Há inúmeras receitas que podem ser preparadas com aipo. Ele pode facilmente ser incorporado em molhos ou sopas, saladas, creme e em assados. Sucos ou chás de aipo também ficam saborosos e podem combinar ingredientes como a laranja, por exemplo. Veja algumas receitas abaixo:

Bruschetta refrescante com abacate

Saudável e gostosa, essa receita leva ingredientes como pão italiano, abacate, coalhada seca, pimenta do reino e sementes de gergelim, além, é claro, do aipo. Veja como prepará-la aqui.

Suco verde

Com hortelã, couve, salsão, água de coco, pêra e limão, esse suco é refrescante e saudável. A receita você confere aqui.

Sopa de aipo e laranja

Servida quente, essa sopa tem sabores marcantes e é ideal para esquentar e elevar a imunidade nos dias mais frios. Confira a receita aqui.

Salada de abacaxi e alho-poró

Esta receita alemã é indicada para acompanhar churrascos e utiliza presunto magro, maçãs verdes, abacaxi, milho verde, queijo, aipo, maionese e outros ingredientes, que você confere aqui.

Foto: © utima - 123RF.com
Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 30 de abril de 2018 às 05:46 por Bruna.CCM.
Este documento, intitulado 'Benefícios do aipo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Chá de gengibre: benefícios e receita
Benefícios da aroeira para a saúde