Benefícios da aroeira para a saúde

Faça uma pergunta
A aroeira é uma planta medicinal que traz muitos benefícios ao organismo e pode auxiliar no tratamento de algumas doenças, especialmente as relacionadas à região íntima. Também é conhecida como aroeira vermelha, aroeira-da-praia, aroeira mansa ou corneíba.


Benefícios da aroeira

Com nome científico de Schinus terebinthifolius Raddi, a aroeira pode ser adquirida em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação e, em geral, é utilizada como tratamento adicional em casos de febre, reumatismo, sífilis, úlceras, azia, gastrite, tosse, bronquite, íngua, diarreia, cistite, dor de dente, artrite, distensão dos tendões e infecções na região íntima.

Usos da aroeira

Em geral, a aroeira é consumida em forma de chá, utilizando sua casca. Entretanto, as outras partes da planta também podem ser utilizadas para se fazer banhos. O chá, além de poder ser ingerido, também pode ser aplicado diretamente nas áreas determinadas, seja em forma de massagens, compressas ou banhos bem quentes - nos casos de doenças reumáticas, dores ciáticas ou gota, por exemplo.

Chá de aroeira para estômago

Como tem propriedades digestivas e anti-inflamatórias, a infusão de aroeira traz benefícios para o estômago, aliviando azias e má digestão. Para fazer o chá, adicione 100 gramas do pó da casca de aroeira a 1 litro de água fervente. Deve-se tomar 3 colheres de sopa ao dia.

Banhos de aroeira para a pele

Por ter propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibactericidas, a aroeira pode auxiliar no tratamento de casos de reumatismo ou problemas de pele. Para fazer o banho, basta colocar 20 g de cascas de aroeira em 1 litros de água e ferver por 5 minutos. Depois, deve-se coar a mistura e tomar banho com a água morna. Como falamos acima, nos casos de doenças reumáticas devem ser feitas compressas na região utilizando o chá de aroeira.

Banho de assento para DSTs

Banhos de assento com aroeira podem ser um aliado ao tratamento tradicional de casos de gonorreia e sífilis. Isso porque a planta tem propriedades cicatrizantes e antifúngicas.

Para preparar o banho, ferva 10 g de cascas de aroeira em 1,5 l de água. Depois de 10 minutos com a panela tampada, coloque o chá em uma bacia morna e sente-se na água, deixando a área afetada em contato com a infusão por 20 minutos, de 3 a 4 vezes /dia.

Contraindicações

A aroeira é contraindicada para indivíduos com pele muito sensível, pois, em alguns casos, pode causar alergias.

Foto: © lianem - 123RF.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também