Gonorreia - Definição

Definição de gonorreia

A gonorreia, também chamada de blenorragia, é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria, a Neisseria gonorrhoeae. É uma infecção dos órgãos gênito-urinários e é possível contraí-la por via vaginal, oral ou anal. Os grupos mais afetados são jovens adultos. Ela se manifesta essencialmente pela secreção esbranquiçada do meato uretral e sensação de queimação ao urinar.

A gonorreia é tratada com antibióticos. O tratamento em dose única interrompe rapidamente o risco de contágio. A pessoa afetada deve se abster de toda a atividade sexual durante o processo de cura e informar seus parceiros para que possam fazer tratamento preventivo. A utilização do preservativo e uma boa higiene íntima são indispensáveis para prevenir a infecção.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Gonorreia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade