Meato - Definição

Abril 2018


Definição de meato

Um meato é a anatomia do orifício de um duto orgânico. Daí o termo meato urinário ou da uretra para designar a extremidade da uretra, que permite a liberação da urina. Existem diversos meatos no organismo. Quando esses orifícios sofrem estreitamento, o que pode provocar diversos problemas de saúde, falamos de uma estenose meatal. As causas mais comuns de estenose meatal são malformações genéticas ou infecções frequentes. Uma operação cirúrgica, chamada de meatotomia, pode ser feita para solucionar o problema e fazer o meato voltar ao tamanho original. Esse procedimento é mais frequente na uretra, na maior parte das vezes em homens.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 5 de fevereiro de 2018 às 08:35 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Meato - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Mastose - Definição
Meninges cerebrais - Definição