Mastose - Definição

Abril 2018


Definição de mastose

A mastose é um termo genérico para definir diversas doenças benignas do seio, com exceção das doenças que possuem origem inflamatória. As mastoses, geralmente indolores, são comuns em mulheres com mais de 40 anos e afetam geralmente os dois seios ao mesmo tempo. Uma mastose é diagnosticada pela palpação do seio: sentimos a presença de uma ou mais zonas densas, arredondadas, duras e granuladas, o que representa um ou mais cistos sem perigo para a saúde.

As mastoses se curam espontaneamente, mas em caso de dúvida, uma radiografia mamária ou ultrassom são realizados para eliminar suspeita de câncer. Os cistos do seio, assim como a doença fibrocística fazem parte das mastoses mais comuns.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de fevereiro de 2018 às 13:21 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Mastose - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Mastigação - Definição
Meato - Definição