Mastigação - Definição

Definição de mastigação

A mastigação é a ação de mastigar os alimentos com os dentes graças aos músculos da mandíbula. Uma boa mastigação é necessária para evitar os problemas de digestão permitindo a diminuição do tamanho dos alimentos e facilitando o processo de degradação para os órgãos do aparelho digestivo. Uma alimentação muito rápida com mastigação insuficiente dos alimentos pode ser a causa de diversos problemas digestivos, como dor de estômago, sensação de peso no estômago e constipação.

Problemas dentários podem também ser o motivo de uma mastigação de qualidade insuficiente. A melhor maneira de prevenir esses problemas é comer lentamente, mastigar bem todos os alimentos antes de engolir e fazer uma boa higiene dentária consultando de maneira regular um dentista, uma vez por ano se possível.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Mastigação - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade