Chá de gengibre: benefícios e receita

O chá de gengibre - com todas as suas variações - é uma bebida que possui diferentes benefícios e pode ser feita com uma série de complementos. Aprenda a preparar o chá de gengibre.

Benefícios do chá de gengibre

O chá de gengibre possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes, anti-inflamatórias e antissépticas. O gengibre também é capaz de combater náuseas, úlceras gástricas e gastrite, bem como ajudar no processo digestivo.

Chá de gengibre para a tosse

O chá de gengibre é eficaz contra a tosse por ter ação anti-inflamatória, o que também reduz quadros de inflamação na garganta, asma e bronquite. O chá de gengibre pode ser utilizado para melhorar a voz após alguma infecção que provoque tosse.

Chá de gengibre para gripe

As propriedades antioxidantes do gengibre podem ajudar a complementar o tratamento de quadros de gripe e resfriado, bem como atuar na prevenção desse tipo de condição respiratória. Uma combinação do chá de gengibre com limão potencializa sua ação contra infecções respiratórias.

Chá de gengibre para emagrecer

O gengibre apresenta ação termogênica, isto é, seu consumo acelera o metabolismo. Sendo assim, o chá de gengibre pode ser um importante aliado para o emagrecimento. No entanto, nenhum alimento ou bebida sozinho promove a perda de peso. Para isso, adote uma dieta balanceada e pratique exercícios físicos regularmente.

Como fazer chá de gengibre

Para preparar o chá de gengibre tradicional, ferva 500 mililitros de água durante cerca de 10 minutos. Na sequência, adicione uma colher de sopa rasa de gengibre picado e uma pequena rodela de limão. Se seu objetivo for emagrecer, não adoce a infusão. Se achar necessário, evite o açúcar refinado.

Chá de gengibre com canela

O chá de gengibre com canela possui efeitos digestivos, ajuda a emagrecer e atua no alívio de dores musculares. O preparo desse chá é feito com 500 ml de água, dois pedaços de canela em pau e uma colher de gengibre fatiado. Para isso, ferva a água e adicione os outros ingredientes. Adoce com mel ou açúcar mascavo se quiser.

Consumo do gengibre

O consumo excessivo de gengibre pode provocar efeitos colaterais, principalmente sobre o sistema digestivo e também acelerar demasiadamente o metabolismo, em especial se for combinado com bebidas ricas em cafeína como café, chá preto e refrigerante de cola. Por conta disso, recomenda-se que a ingestão de gengibre não supere três gramas por dia, o que pode ser consumido em três xícaras do chá.

Foto: © Soyka - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Chá de gengibre: benefícios e receita', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade