Quebra-pedra é um nome popular e genérico dado a diversas espécies do gênero Phyllanthus. Sua denominação vem do fato destas plantas surgirem facilmente no meio de pedras. Seu consumo e o aproveitamento de suas propriedades é feito por meio de chás.
O chá de quebra-pedra tem como principal propriedade sua ação diurética. Por agir sobre o funcionamento dos rins, o chá de quebra-pedra também combate cálculos renais. Além disso, algumas espécies dessa planta possuem ação anti-inflamatória e antibiótica.
A ação diurética do chá de quebra-pedra faz com que ele possa ser um complemento importante para o tratamento da infecção urinária. Porém, seu uso deve ser reduzido, informado ao seu médico e combinado aos tratamentos convencionais, os únicos que comprovadamente combatem a infecção urinária.
Diferentemente de alguns outros chás, o chá de quebra-pedra teve suas propriedades diuréticas comprovadas por diversos estudos científicos. No entanto, seu papel no tratamento de cálculos renais, por exemplo, é de coadjuvante e deve estar associado às formas convencionais de recuperação dos pacientes.
Não há efeitos colaterais importantes relatados pelo uso de chá de quebra-pedra. No entanto, não se deve consumir mais do que quatro xícaras do chá por dia sob risco aumentado de intoxicação ou outro problema relacionado ao consumo do chá.
A quebra-pedra é normalmente vendida em lojas de produtos naturais desidratada e picada. Para preparar o chá, utilize a proporção de uma colher de sopa da erva para cada 500 mililitros de água fervente. Tampe e espere dez minutos. Depois disso, é só coar e beber o chá.
Não é possível afirmar categoricamente que o chá de quebra-pedra provoque aborto. No entanto, esta planta, assim como muitas outras consumidas em forma de chá, são contraindicadas para gestantes devido ao aumento no risco de complicações, algumas delas fatais. O mais importante é que grávidas informem aos seus médicos sobre chás que tenham hábito de consumir para que ele decida sobre a continuidade do uso ao longo da gestação.
Nenhum produto sozinho pode ser considerado responsável por emagrecimento. No entanto, por ser efeito diurético, o chá de quebra-pedra pode auxiliar no combate à retenção de líquidos e sua inclusão, sob prescrição de um nutricionista ou endocrinologista, em uma dieta pode ajudar na perda de peso.
Foto: © Jag_cz - Shutterstock.com