Benefícios e receitas com berinjela

A berinjela é um fruto originário da Índia, mas atualmente cultivado em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. O alimento também faz parte da alimentação em diversos países árabes. A berinjela possui diversos tipos, sendo o mais comum no Brasil a berinjela de cor roxa ou vermelho-escura. Seu uso é bastante difundido na culinária brasileira nos dias de hoje.

Composição da berinjela

A berinjela é um alimento rico em proteínas, minerais, tais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio, e vitaminas A, B1, B2 e C.

Benefícios da berinjela

Os benefícios da berinjela para a saúde são alvo de muitos estudos científicos. A principal controvérsia no meio é quanto a sua ação na redução do colesterol. Enquanto alguns experimentos demonstraram diminuição de até 30% das taxas, outros não trouxeram resultados positivos. Por outro lado, a berinjela é indicada para a regulação do trânsito intestinal e outras condições gastrointestinais, além de ter função laxante. Além disso, já apresentou bons resultados no tratamento complementar da gota, reumatismo e outras condições dolorosas.

Receita de berinjela ao forno

Uma saborosa e saudável receita com berinjela é a cozinhada no forno. Para esta receita, você deve cortar as berinjelas ao meio e retirar uma parte considerável do seu miolo. Depois, pique tomate, cebola, alho e o miolo anteriormente retirado e coloque tudo dentro da berinjela. Após rechear, leve a berinjela ao forno e deixe assar. Caso queira, coloque um pouco de queijo sobre o recheio antes de levar ao fogo.

Receita de pasta árabe de berinjela

Uma das receitas mais comuns da culinária árabe é o chamado baba ganoush, uma pasta feita à base de berinjela. Antes de tudo, aqueça a berinjela cortada ao meio no micro-ondas até que a casca esteja mole. Retire todo o miolo e bata no liquidificador junto com alho, suco de meio limão, 2 colheres de pasta de gergelim e pimenta árabe (ou do reino). Reque com azeite antes de comer com pão árabe (ou pão sírio).

Receita de berinjela com carne moída

Outra receita bastante comum é a de berinjela com carne moída. Nesta, você pode cortar a berinjela em lascas. Depois, arrume-as num refratário de maneira semelhante a uma lasanha, intercalando a berinjela com a carne moída e molho de tomate. Leve ao forno para assar.

Receitas light de berinjela

A berinjela é um alimento pouco calórico. Por isso, receitas com berinjela que não envolvam frituras, empanados e uso de carnes podem ser consideradas light. Use a criatividade para combinar ingredientes em receitas com berinjela. O modelo da berinjela com carne moída ou da berinjela recheada ao forno pode ser seguido com teste de outras combinações.

Foto: © Garsya - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Benefícios e receitas com berinjela', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade