Os benefícios do morango para a saúde

Pouco calórico e rico em diversos nutrientes, o morango é uma fruta aliada da boa forma. Veja nesta dica seus benefícios e receitas práticas para inclui-lo na dieta.

Benefícios do morango

Com propriedades diuréticas, o morango é rico em vitamina C e, por isso, ajuda na cicatrização dos ferimentos, fortalece a parede dos vasos sanguíneos e a circulação. Outro benefício do morango é proporcionar o aumento da absorção do ferro em casos de anemia, bem como servir como agente antienvelhecimento devido aos antioxidante presentes em sua composição.

Além de prevenir doenças cardiovasculares, o morango é apontado como um aliado da saúde mental e agente preventivo do câncer, pois ajuda a combater inflamações em geral. Rico em fibras, ele é indicado para tratar prisão de ventre e cuidar da saúde dos olhos devido à presença da substância "zeaxantina”.

O morando também é uma fruta muito indicada em dietas, pois gera saciedade e tem apenas cerca de 5 calorias.

Consumo

O morango pode ser consumido de diversas maneiras. Algumas delas são em forma de vitamina, com iogurte, cereais ou na salada de fruta. Inúmeras sobremesas também podem incorporar a fruta. A seguir, veja algumas dicas de receitas:

Vitamina fácil de morango e banana

Rápida e prática, essa vitamina leva banana nanica, morango, iogurte desnatado e gelo. Aprenda a fazê-la aqui.

Salada de frutas refrescante com morangos

Essa receita, que pode ser servida como sobremesa saudável, incorpora abacaxi, melancia, pêssegos, melão, morangos, kiwis, laranjas, maçãs, banana nanica, açúcar, suco de laranja e limão. Veja como prepará-la aqui.

Salada de folhas verdes e morango

Essa salada é uma deliciosa e saudável opção para acompanhar uma refeição. Basta apenas reunir folhas de alface e rúcula, tomates cerejas, frutas, como kiwi e morango e temperar a gosto. A receita completa está aqui.

Iogurte proteico de morango

Para quem é adepto de dietas proteicas, essa receita é leve, saudável e fácil de fazer. Leva whey protein sabor morango, iogurte natural sólido sem sabor e morangos cortados em pedaços. A receita completa está aqui.

Foto: © amradul - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Os benefícios do morango para a saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade