Reeducação alimentar: aprenda a fazer

Faça uma pergunta
A reeducação alimentar é uma medida para perda e manutenção do peso. O conceito de reeducação alimentar se baseia no ensinamento de que é possível consumir qualquer alimento, porém evitando exageros e mantendo o equilíbrio.


A importância da reeducação alimentar para emagrecer

A principal importância da reeducação alimentar para o emagrecimento é evitar o chamado efeito sanfona. A partir do momento em que a pessoa completa o processo de reeducação alimentar, ela passa a saber equilibrar sua alimentação e evitar excessos de forma natural. Desta forma, a pessoa não fica refém de dietas de ocasião - muitas delas danosas à saúde ao impor grandes restrições - e consegue manter os quilos perdidos sem sacrifícios.

Reeducação alimentar: como fazer

A reeducação alimentar é um processo. Portanto, ela demanda tempo e dedicação. Em geral, ela é dividida em dois momentos. Primeiro, a pessoa realiza uma dieta convencional (prescrita e acompanhada por um nutricionista ou endocrinologista). Neste período, o mais comum é que o açúcar de doces e refrigerantes seja quase completamente eliminado, assim como o excesso de sal e o consumo de produtos industrializados.


Após o indivíduo conseguir a perda de peso desejada, chega o segundo momento. Nesta etapa, que é a reeducação alimentar em si, o consumo de doces e produtos industrializados pode voltar a ser feito, mas agora com equilíbrio e combinado ao consumo de produtos naturais.

Cardápio barato

Um cardápio barato com base nos preceitos da reeducação alimentar conta com alta quantidade de legumes, verduras e frutas. Além disso, o uso de cereais integrais não refinados e leguminosas, como feijão, ervilha e lentilha, também é altamente recomendado. Por fim, é possível abrir pequenas brechas na alimentação para satisfazer pequenos prazeres. Assim, os fãs de chocolate podem comer uma pequena porção após uma das refeições do dia. Também pode-se escolher um dia da semana para sair da dieta e comer uma pizza ou ir a um restaurante.

Foto: © TijanaM - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde