10 benefícios do mel para a saúde

Faça uma pergunta
O mel é um alimento viscoso e açucarado produzido a partir do néctar das flores recolhido e processado pelas abelhas. Originalmente extraído de colmeias naturais, o mel é hoje produzido em larga escala com técnicas modernas que não provocam danos a colmeias e enxames de abelhas. Conheça 10 benefícios do consumo de mel.


Tipos de mel

Existem dezenas de tipos de mel. As variações estão relacionadas à espécie de abelhas utilizadas para a produção, às técnicas empregadas e, principalmente, à florada de onde as abelhas retiram o néctar. Há o mel selvagem, no qual duas ou mais flores serviram de fonte de néctar e os méis monoflorais, retirados de apenas uma espécie de flor. Entre eles estão o mel de flor de laranjeira, de eucalipto e de abacate, por exemplo. Cada tipo de mel possui cor e sabor próprios.

Mel engorda?

Como todo alimento, o mel consumido de maneira exagerada pode contribuir para o ganho de peso. No entanto, o mel, além de rico em nutrientes como carboidratos, vitaminas e minerais, tem cerca de 300 calorias por 100 gramas enquanto o açúcar refinado possui 400 calorias/100 g. Desta forma, o mel pode ser inclusive um bom substituto para o açúcar em determinadas receitas.

10 benefícios do mel

O mel possui uma série de benefícios para a saúde. Veja 10 deles a seguir.


Tomado puro ou combinado com ao própolis, o mel combate a dor de garganta e alivia sintomas de doenças respiratórias como bronquite e asma por conta de suas propriedades antissépticas. O mel também tem ação sobre o trato gastrointestinal, reduzindo úlceras gástricas e combatendo a prisão de ventre.

Em substituição ao açúcar, o mel possui importantes benefícios, tais como redução do nível de glicose no sangue, diminuição e controle do apetite. Também em comparativo com o consumo de açúcar, o mel ajuda a reduzir a taxa de triglicerídeos e elevar a concentração de HDL (colesterol bom).

A aplicação de mel diluído em água morna no couro cabeludo pode auxiliar no tratamento da caspa. Por fim, a medicina popular ensina - e estudos científicos recentes comprovam - que o mel possui ação antibacteriana, sendo eficaz, em casos onde não haja acesso a medicamentos, para curar feridas e queimaduras.

Consumo

O mel, como qualquer outro alimento, não pode ser consumido de maneira exagerada ainda que não haja uma determinação exata do limite de consumo desse produto. Para utilizá-lo no contexto de uma alimentação saudável, substitua o açúcar pelo mel em alguns preparos, tais como para adoçar chás e frutas (banana, abacate, morango).

Também existem boas receitas com mel, como o mix de castanhas com mel e pimenta, uma opção fácil e saudável para o café da manhã ou o lanche. Veja a receita completa aqui.

Foto: © magone - 123RF.com

Veja também

Principais benefícios da cúrcuma
Os benefícios do morango para a saúde