Meloxicam: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Faça uma pergunta
Meloxicam é um medicamento anti-inflamatório não-esteroide indicado para alguns tipos de dor. Ele é encontrado em comprimidos 7,5 e 15 miligramas sob os nomes comerciais de Artritec, Bioflac, Movacox e Movatec.


Para que serve (indicação)

O meloxicam tem propriedades anti-inflamatórias e é indicado para o tratamento da artrite reumatoide e artroses e doenças degenerativas das articulações.

Como tomar (posologia)

Para tratamento da artrite reumatoide, a recomendação é de 15 mg por dia enquanto para artroses e outras doenças, a posologia é de 7,5 mg diários. Para adolescentes entre 12 e 18 anos, o uso deve ser baseado no peso (0,25 mg/kg) não excedendo o limite de 15 mg.

Atenção: a automedicação é uma ação altamente perigosa. Faça uso de meloxicam apenas sob prescrição médica e seguindo todas as indicações de um especialista.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do uso de meloxicam são dor de cabeça, dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. Também há as chamadas reações incomuns (que afetam de 0,1% a 1% dos usuários), que são anemia, gastrite, prisão de ventre, sonolência, aumento da pressão arterial, entre outras.

Contraindicações

O meloxicam é contraindicado para pessoas com alergia a qualquer substância da fórmula, menores de 12 anos, gestantes e lactantes. Ele também não deve ser utilizado por portadores de insuficiências hepática, renal e cardíaca grave, doença de Crohn, úlcera gástrica e sangramento gastrointestinal. Por fim, pacientes com histórico de asma, angioedema, urticária e pólipos nasais por uso de anti-inflamatórios não-esteroides devem evitar o produto.

Composição

Um comprimido contém 7,5 ou 15 mg de meloxicam mais excipientes (celulose microcristalina, citrato de sódio di-hidratado, copovidona, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada).

Foto: © Yevgeniy Kostsov - 123RF.com