Os benefícios do kiwi para a saúde

O kiwi é um fruto originário da China cujo nome científico é Actinidia deliciosa. A fruta, hoje cultivada em diversas partes do mundo e que tem a Itália como seu maior produtor, tem polpa verde e casca amarronzada com pequenos pelos, o que lhe confere uma textura característica.

Valor nutricional do kiwi

Uma porção de 100 gramas de kiwi possui apenas 61 calorias. A fruta é rica em potássio (312 miligramas) e magnésio (17 mg). Além disso, o kiwi é a segunda fruta mais rica em vitamina C, atrás apenas da acerola. Por fim, ela também tem boas concentrações de ferro e vitamina A.

Benefícios do kiwi

O principal benefício associado ao consumo de kiwi diz respeito à prevenção de doenças cardiovasculares. Estudos científicos já comprovaram que o consumo da fruta combate uma série de fatores de riscos ligados a problemas cardíacos. Entre outros, o kiwi auxilia no aumento do colesterol bom (HDL), na redução da pressão arterial e no controle da taxa de triglicerídeos.

O kiwi também atua sobre o sistema digestivo, aumentando a capacidade de absorção das proteínas pelo organismo, ajudando na melhor formação do bolo fecal e regulando o trânsito intestinal. Além disso, algumas experiências indicam que consumir kiwi antes de dormir auxilia no tratamento de distúrbios do sono.

Como consumir

Como qualquer outro alimento, não se deve exagerar no consumo de kiwi. No entanto, não há estudos que apontem uma quantidade máxima de kiwi que pode ser ingerida. Essa fruta pode ser consumida in natura, além de poder estar presente em uma série de receitas, como saladas, sucos, vitaminas e ser um acompanhamento bem leve para pratos com carne vermelha.

Tartar de abacate, maçã e kiwi

O kiwi é um dos ingredientes principais dessa versão vegetariana do clássico steak tartar. Leve, é uma ótima opção para os dias quentes. Veja a receita aqui.

Suco verde

Rico em vitaminais e minerais, o suco verde já é famoso pelos seus benefícios. Essa receita leva kiwi, maça e legumes, como espinafre e pepino, que ficam ótimos em sucos. Veja como fazer aqui

Salada de frutas

Saladas de frutas, além de super saborosas, são uma opção saudável para lanches e sobremesas. Você pode incluir os kiwis e as frutas que tiver em casa, como maçã, banana e laranja. A dica é escolher frutas docinhas para não precisar acrescentar açúcar. Veja a receita aqui.

Foto: © Sergei Vinogradov - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Os benefícios do kiwi para a saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade