Os melhores chás para emagrecer

Muitos chás são indicados para ajudar no emagrecimento. Nesse artigo, veja cinco boas opções de chás para perder peso e combater o inchaço abdominal.

Como os chás podem auxiliar no processo de emagrecimento

Existem duas formas de um chá ajudar no processo de emagrecimento. Algumas infusões têm propriedades diuréticas. Nesse caso, a perda de peso é acelerada pela diminuição da quantidade de líquido retido no corpo e aumento do volume de urina. Por outro lado, também existem chás termogênicos. Eles aceleram o metabolismo e elevam a queima de gordura. De maneira complementar, os chás também podem auxiliar na perda de peso ao melhorar o funcionamento do intestino e promover a saciedade.

É importante salientar, no entanto, que nenhum chá (ou qualquer outro alimento) promove perda de peso sozinho. Para isso, é preciso combinar a ingestão do chá com uma dieta balanceada e prática regular de atividade física. Também deve-se estar atento para evitar o consumo excessivo dos chás.

Os chás amigos da dieta

Chá de hibisco

Muito popular atualmente, o chá de hibisco reúne as duas principais propriedades emagrecedoras dos chás: diurética e termogênica. Além disso, o chá de hibisco também auxilia o processo digestivo e combate os radicais livres.

Como fazer: o chá é preparado em 1 litro de água fervente e duas colheres de sopa de hibisco. O hibisco pode ser encontrado em algumas lojas de produtos naturais.

Chá verde

Chá consumido há muito tempo no Brasil, o chá verde possui hoje em dia diversas versões industrializadas. Porém, o ideal é utilizar a erva natural - folhas da Camellia sinensis - para garantir que todos os nutrientes estejam presentes na bebida. O chá verde é, principalmente, termogênico, ajudando na queima de gordura.

Como fazer: diferentemente da maioria, o chá verde não é feito em água fervente. Aqueça 500 mililitros de água e, assim que as primeiras bolhas surgirem, desligue o fogo. Acrescente, então, duas colheres de sopa da erva para preparar a infusão.

Chá de canela

A canela é um alimento termogênico. Sendo assim, o chá desta especiaria acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura. Além disso, a canela possui função anti-inflamatória, muito importante para pessoas com obesidade.

Como fazer: adicione um pau de canela em 500 ml de água e deixe ferver por cerca de cinco minutos. Retire a canela e beba quando a mistura estiver morna.

Chá de gengibre com abacaxi

O chá de gengibre com abacaxi acelera o metabolismo, aumentando o gasto de energia. Além disso, o consumo moderado de gengibre reduz o apetite e ajuda na regulação do trânsito intestinal. A raiz também auxilia a combater sintomas de gripe e resfriado. Por outro lado, o gengibre não deve ser usado por grávidas e lactantes.

Como fazer: em 750 ml de água, adicione casca de abacaxi bem lavada e uma rodela pequena de gengibre. Deixe ferver por 10 minutos. O ideal é deixar o chá na geladeira para tomá-lo gelado.

Chá de maçã, pêssego, tangerina e romã

Esse quarteto de frutas pode se transformar em um potente chá emagrecedor. Essa combinação está relacionada ao aumento da taxa de queima de gordura por seu caráter termogênico.

Como fazer: apesar de levar mais ingredientes que o comum, esse chá é muito simples de fazer. Em 500 ml de água fervente, acrescente uma maçã picada, meio pêssego, a casca da tangerina e meia romã. Faça a infusão por 15 minutos e beba o chá ainda quente.

Foto: © karandaev - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Os melhores chás para emagrecer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade