Unha-de-gato: indicações e benefícios

A unha-de-gato é uma planta trepadeira originária da Floresta Amazônica que possui diversas propriedades terapêuticas, sendo utilizada para o tratamento de males como asma e artrite, bem como o diabetes e até o câncer.

Benefícios da unha-de-gato

A unha-de-gato apresenta uma série de benefícios e propriedades para o corpo, tais como analgésico, anti-inflamatório, antioxidante, antiproliferativo, antitumoral, antiviral, citoprotetor, citostático, citotóxico, depurativo, diurético e hipotensivo.

Indicações da unha-de-gato

Essa planta tonifica o sistema imunológico, é útil contra fadiga crônica, fibromialgia, febre glandular e infecção por herpes. Atua, ainda, como anti-inflamatório e anticancerígeno, sendo ministrada como tratamento coadjuvante em casos de câncer. Os indígenas utilizam a unha-de-gato para tratar asma e inflamações do trato urinário, na recuperação do parto, para reumatismo, artrite e dor óssea.

Unha-de-gato emagrece

Nenhum alimento, bebida ou planta medicinal tem a capacidade de, sozinho, promover o emagrecimento. No entanto, a propriedade diurética da unha-de-gato pode acelerar a perda de peso em um contexto de dieta balanceada e prática regular de atividade física.

Unha-de-gato como contraceptivo

A unha-de-gato também é utilizada como contraceptivo por tribos peruanas, que fervem de 5 a 6 kg da raiz em água até a redução para pouco menos de um copo.

Contraindicações da unha-de-gato

A planta não deve ser consumida por gestantes e lactantes. Pacientes transplantados, em uso de imunossupressores, portadores de doenças autoimunes, de esclerose múltipla e tuberculose também não devem consumir a unha-de-gato.

Efeitos colaterais da unha-de-gato

Se consumida em excesso, a unha-de-gato pode causar hipotensão e falência renal aguda. Altas dosagens de unha-de-gato (três a quatro gramas de uma só vez) também podem provocar dores abdominais ou problemas gastrointestinais, incluindo diarreia.

Foto: © Elena Schweitzer - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Unha-de-gato: indicações e benefícios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.