Sarampo: sintomas, tratamento e prevenção

O sarampo é uma doença de origem viral altamente contagiosa. O vírus do sarampo, da família dos Paramixovírus, é transmitido por contato com secreções de uma pessoa infectada. A doença, geralmente benigna, afeta sobretudo crianças e os primeiros sintomas costumam aparecer cerca de dez dias depois do contágio. Atualmente, é obrigatória a vacinação contra o sarampo por bebês em postos de saúde do país.

Transmissão do sarampo

O sarampo é facilmente transmitido de uma pessoa para outra por meio do contato com secreções de um paciente infectado, como espirro ou tosse. O período de contágio da doença se estende pelos cinco dias anteriores e posteriores à aparição das erupções cutâneas características da doença.

Sintomas do sarampo

Os principais sintomas do sarampo são febre alta, coriza, vermelhidão nos olhos, tosse intensa, erupções cutâneas com aparecimento de manchas vermelhas por todo o corpo.

Complicações do sarampo

O sarampo é uma doença normalmente benigna. No entanto, em alguns casos, principalmente aqueles em que há contaminação de adultos, é possível ocorrer algumas complicações, tais como problemas pulmonares, meningite, problemas cardíacos e, em maior gravidade, provocar até mesmo a morte.

Diagnóstico do sarampo

O diagnostico do sarampo é baseado no exame clínico com observação dos sintomas, principalmente as manchas vermelhas no corpo, quadro típico da doença. Em caso de dúvida, é possível que o médico solicite um teste de sorologia para identificação de anticorpos específicos da doença no organismo.

Tratamento do sarampo

O tratamento do sarampo é feito através do combate dos seus sintomas. Para isso, o médico poderá prescrever, por exemplo, antitérmicos para reduzir a febre. Além disso, é importante que o paciente repouse e fique em casa para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.

Prevenção do sarampo

A melhor forma de realizar a prevenção do sarampo é por meio da vacinação. Ela deve ser tomada em duas doses - aos 12 e 15 meses de vida. A imunização faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e pode ser encontrada em todos os postos de saúde do país de graça.

Foto: © Hannamariah - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sarampo: sintomas, tratamento e prevenção', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade