A pitanga é uma fruta originária da Mata Atlântica e tipicamente brasileira, sendo encontrada nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Ela também está presente em outros países da América do Sul. Conheça os benefícios da pitanga.
A pitanga possui uma série de propriedades que trazem benefícios para a saúde. A primeira delas é o seu alto teor de antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento. Também há estudos ainda não definitivos de que esses compostos teriam relação com a prevenção de alguns tipos de câncer.
Além disso, a pitanga também tem propriedades calmantes e combate o surgimento de acne e rugas. A pitanga é diurético e pode ser usada para auxiliar a perda de peso no contexto de uma dieta balanceada. Por fim, a pitanga é rica em cálcio e atua na prevenção da osteoporose e na recuperação de lesões ósseas.
Em primeiro lugar, a pitanga é uma fruta pouco calórica, o que a torna uma boa opção para quem deseja perder alguns quilos. Cada 100 gramas da fruta, possui apenas 33 calorias. Além disso, ela é rica em vitamina A e C, cálcio, potássio e magnésio.
Além da polpa da fruta, também é uma boa ideia utilizar as folhas da pitanga para fazer um chá. Essa infusão tem propriedades antioxidantes, calmantes e anti-inflamatórias, podendo ser usada para auxiliar no tratamento de quadros de estresse e ansiedade e condições gastrointestinais.
Para fazer o chá, coloque três folhas de pitanga em uma panela com 1 litro de água e deixe ferver. Após a fervura, desligue o fogo e deixe descansar alguns minutos antes de beber.
Para garantir todos os benefícios da pitanga, deve-se consumir a fruta inteira e, em média, apenas 200 gramas por dia são suficientes. A pitanga pode ser comida in natura ou ser usada para se fazer sucos e geleias. Nesse último caso, é melhor utilizar açúcar mascavo ou de açúcar de coco.
Foto: © Pixabay.